quinta, 28 de março de 2024
Geral
18/06/2018 | 09:37

Vida tranquila de duas cidades catarinenses ganha destaque nacional

A tranquilidade de algumas cidades do Brasil foi apresentada em um programa de televisão em rede nacional na noite desta sexta-feira, 15. Dois municípios catarinenses, Brusque e Dona Emma, foram destaques por terem baixos índices de violência.

Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Brusque, no Vale do Itajaí, apareceu como destaque por ser uma cidade com baixa criminalidade. A reportagem especial levou em conta o Atlas da Violência, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com dados de 2016. A explicação para o resultado é um alto Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), com oferta de trabalho, igualdade social e crianças na escola. O programa mostrou que a cidade, apesar de receber um grande número de moradores de fora, consegue manter a tranquilidade.

Uma das moradoras que veio da Bahia, Maria Santos, afirmou que percebeu a diferença na segurança ao se mudar para Brusque. “Quando cheguei aqui até estranhei porque pode deixar casaco que estendido no varal e ninguém mexe!”, relatou ao repórter.

REDE DE VIZINHOS

A rede de cooperação entre vizinhos e a confiança e parceria com a Polícia Militar também foram mostradas durante o programa. O coronel da PM Moacir Gomes relatou que o contato com  a comunidade é fundamental para melhorar a segurança. Ainda na reportagem foi apresentado um caso de homicídio que chocou a cidade, cujo autor do crime foi encontrado e preso em pouco tempo.

Em Dona Emma a abordagem foi a tranquilidade de um município com quatro mil habitantes, com a vida simples dos moradores e carros com vidros abertos.

O estudo usado na reportagem levou em consideração dados de 2016. No entanto, conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública, entre janeiro e o começo de junho de 2018, os números são mais baixos. Em Santa Catarina, os homicídios reduziram aproximadamente 15% em relação ao mesmo período de 2017. Até quinta, 14, foram registrados 406 homicídios, enquanto que em 2016 haviam sido 410. Em 2017 foram 482 registros durante o mesmo período do ano.

192 MUNICÍPIOS SEM HOMICÍDIOS

Ainda nos cinco primeiros meses de 2018, 192 municípios catarinenses não tiveram nenhum registro de homicídio. Em Dona Emma, nos últimos quatro anos, não houve nenhum caso.

Em relação a furtos e roubos, o número caiu cerca de 30% em Santa Catarina. Em 2017 foram 8.230 ocorrências enquanto que neste ano foram 5.694. O número de assaltos a bancos ou caixas eletrônicos reduziu 53% em comparação com o mesmo período do ano passado: caiu de 152 para 71 casos.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Jr, a redução significativa dos números de violência se devem à prioridade determinada pelo governador Eduardo Pinho Moreira para segurança e saúde. “Conseguimos esse resultado com planejamento de ações para médio, curto e longo prazos e o forte investimento em tecnologia e inteligência, além da valorização das equipes”, ressaltou.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS