sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/06/2018 | 13:34

Unidades de Saúde realizam ações de combate à dengue nos bairros de Itajaí

As Unidades Básicas de Saúde de Itajaí se uniram ao Programa de Controle da Dengue, neste mês, para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti nos bairros. Profissionais das 52 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão visitando os moradores de sua área de abrangência e repassam orientações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus no município.

A ação é promovida pelo Departamento de Atenção à Saúde em conjunto com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica e o Núcleo de Controle de Zoonoses. O objetivo é que os profissionais de saúde auxiliem na redução de possíveis criadouros do Aedes aegypti.

“O município não tem medido esforços no controle da dengue e, recentemente, chamou mais 23 agentes de combate a endemias para reforçar as visitas de orientação à população. Porém, como nossa cidade possui um território muito grande, solicitamos apoio das unidades de saúde para fazermos uma grande força-tarefa de combate ao Aedes aegypti em todos os bairros”, explica o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.

Além de orientar sobre os cuidados contra a dengue, os profissionais de saúde também estão eliminando possíveis recipientes que possam acumular água. Os moradores podem auxiliar nesse controle vedando os reservatórios de água, limpando as calhas, removendo pratinhos dos vasos de plantas, bem como a mantendo garrafas, latas e outros recipientes virados para baixo, de forma que não acumulem água.

É importante ainda ficar atento a locais menos óbvios, como ralos, bandejas atrás de refrigeradores e outros espaços pouco usados como, por exemplo, os banheiros da área de churrasqueira.

Locais com possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, chukungunya e zika vírus ainda podem ser denunciados pelo telefone (47) 3249-5573 ou e-mail dengue@itajai.sc.gov.br para verificação dos agentes de combate a endemias do município.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS