sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/06/2018 | 10:34

Associação de Surf Praias de Itajaí: comprometimento com o meio ambiente e o esporte

Por Matheus Petter
 
O Dia Internacional do Surfe é comemorado na próxima quarta-feira (20). Para celebrar esta data, a Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI) realizará no sábado, dia 30, a primeira etapa do Itajaí Open de Surfe, em Itajaí, a partir das 8h. O local ainda está em discussão: Praia Brava ou Atalaia, dependerá na condição do mar. Serão três etapas disputadas, com mais de 100 surfistas envolvidos. O evento também será em comemoração aos 158 anos de Itajaí.
 
Em comemoração ao Dia Internacional do Surfe, a associação fez no último dia 10 de junho um mutirão ecológico, retirando lixo, madeira e demais resíduos no Canto do Morcego e na Praia da Solidão. Para que essa limpeza fosse possível, a ASPI fez uma parceria com a Marinha e com a Famai. 
 
Além destes eventos específicos, desde 1999 a ASPI faz um forte trabalho de mutirões ecológicos, orientação de manutenção às restingas, colocação de placas de aviso, sempre tendo a causa nobre desse engajamento com a natureza. A associação também possui duas cadeiras cativas no Conselho Municipal do Meio Ambiente.
 
Quanto aos trabalhos desenvolvidos pela ASPI, Juliano Secco Gleison, presidente da associação, afirma que há o Surfuturo Groms, circuito de surfe que acontece em Itajaí desde 2007, com crianças e jovens de 4 a 16 anos. Inclusive, passaram pela associação os surfistas Yago Dora, Matheus Navarro, Matheus Herdy, além de outros nomes de ponta do surfe brasileiro.
 
''Fizemos um trabalho também com o Itajaí Pro, que hoje não está funcionando devido ao custo. Este é um evento profissional de três etapas que acontece nas praias de Itajaí. A gente tem hoje o Itajaí Open de Surfe, que engloba toda a região do Vale do Itajaí'', afirma.
 
Além destes, o ASPI também trabalha com o Grand Master Tour para a ''galera das antigas'', acima de 35 anos. A Associação já fez eventos mundiais em 2007 e 2008, como o WQS 6 estrelas, campeonato de surfe profissional mais disputado do mundo. Fez dois pró-júnior, um em 2009 e outro em 2011. Todos esses eventos trazem os melhores surfistas à nossa região, bem como destaca Itajaí no surfe nacional e internacional.
 
Quanto aos circuitos que acontecem em Itajaí e no Estado, a ASPI conta com uma equipe bem sólida que faz os eventos de surfe, locutores e juízes, que trabalham em vários eventos em Santa Catarina e também fora. A entidade também apoia o Circuito Catarinense de Surfe, que este ano aconteceu em fevereiro, na Prainha, em São Francisco do Sul. 
 
Eventos nas cidades vizinhas como Balneário Camboriú, Navegantes e Penha também são apoiados pela Associação de Surf Praias de Itajaí. ''Apoiamos o Médio Vale, a Associação de Brusque, bem como o Movimento dos Sem Praia. Estamos sempre abrindo as portas para eventos em Itajaí'', afirma Juliano.
 
Atualmente a associação está com alguns atletas disputando circuitos, representando a bandeira de Itajaí pelo Estado. João Guerreiro, Eloin Travisani e Yago Ramos são alguns dos nomes que disputam nos eventos catarinenses da Associação. Eles têm o apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí, a FMEL, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte.
 
A associação conta ainda com a escolinha de surfe Amigos da Atalaia, todo domingo, gratuito, para quem quiser participar. Ainda tem o Brava Surfe Clube, que dá aula de surfe e inglês, na Praia Brava. Atualmente a associação possui de 2 mil a 2500 surfistas, de todas as idades.
 
Os interessados em iniciar aulas de surfe podem entrar em contato com a associação pelo telefone (47) 3344-6492 ou (47) 99905-3958, ou ir até a sede da ASPI, localizada na Rua Albino Gugelmim, 435, bairro São João.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS