sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/06/2018 | 09:30

Governador Eduardo Pinho Moreira presta última homenagem a Antônio Carlos Konder Reis

Foto: James Tavares / Secom

A Câmara de Vereadores de Itajaí foi o local da última homenagem ao ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, morto nesta terça-feira, aos 94 anos. Foi no plenário do legislativo da cidade que ocorreu a missa de corpo presente, celebrada pelo arcebispo de Florianópolis, Wilson Tadeu Jönck. O governador Eduardo Pinho Moreira compareceu ao velório e cobriu o caixão com uma bandeira de Santa Catarina, que será entregue posteriormente aos familiares de Konder Reis. Na opinião de Moreira, que decretou luto oficial de sete dias, o Estado perde um de seus grandes homens públicos.

“Ele era um homem que tinha vocação para a causa pública. Exerceu todos os mandatos com grande dignidade, austeridade e bons exemplos. É um homem daqueles que vêm para servir. Ele se dedicou de corpo e alma ao que fazia. Com certeza muitas das conquistas que temos em Santa Catarina têm a assinatura de Antônio Carlos Konder Reis”, disse o governador.

Logo após a missa, o corpo de Konder Reis foi levado ao Cemitério Municipal da Fazenda, onde ocorreu o sepultamento. Ele ficará no jazigo das famílias Konder e Bornhausen. 


Presentes ao velório também destacaram as conquistas durante os governos de Konder Reis. Ele comandou o Estado em dois períodos: de 1975 a 1979 e depois no ano de 1994. Um de seus slogans era “Governar é encurtar distâncias”, que mostrava a prioridade na construção de ligações rodoviárias entre as regiões de Santa Catarina.

Em seu discurso, o governador Eduardo Pinho Moreira relembrou que foi deputado constituinte ao lado do ex-governador. Nessa época, Konder Reis foi relator adjunto da atual Constituição brasileira.

“Ele era exemplo para aqueles que queriam fazer uma boa Constituição. Deu exemplos de saber, equilíbrio e democracia, ajudando a escrever a história do nosso país”, disse Moreira.

Além de governador, Konder Reis também exerceu os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e vice-governador. Também era membro da Academia Catarinense de Letras, empossado na cadeira 22 em 30 de março e 1983. Nos seus últimos anos, residiu na Armação do Itapocorói, na cidade de Penha.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS