quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/06/2018 | 17:15

Município de Itajaí assume compromisso para adesão ao programa Lixo Zero

O Município de Itajaí assumiu o compromisso de aderir ao programa Lixo Zero. A comitiva itajaiense foi convidada a participar do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília, após ser a primeira cidade da América Latina a aderir a “Campanha Mares Limpos”, da Organização das Nações Unidas Meio Ambiente, durante a Volvo Ocean Race. O encontro foi nesta quinta-feira (07).

Entre os compromissos assumidos, Itajaí se propôs a trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos para construção de uma política regional de redução do lixo marinho. Já na próxima sexta-feira (08), em Balneário Piçarras, durante o Seminário Regional Oceano Sem Plástico, os municípios da AMFRI também irão aderir à campanha Mares Limpos. Este será o primeiro passo para construção da política regional, dois meses após a assinatura do compromisso por Itajaí.

“Foi uma honra participar deste evento e apresentar para todo o Brasil a carta compromisso que assinamos da campanha Mares Limpos, que pretende reduzir o lixo marinho. Nosso compromisso tem tudo a ver com esta campanha Lixo Zero e queremos que Itajaí esteja engajada para participar”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Durante o congresso, os gestores de diversas cidades e estados apresentaram os projetos que implementaram e obtiveram resultados consistentes. Foram apresentadas as melhores práticas dos cinco continentes com as mais avançadas tecnologias em gerenciamento de resíduos, gestões inovadoras, avaliação do sistema tributário nacional em relação ao resto do mundo e soluções economicamente atraentes, que vão ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com responsabilidade e eficiência.

“Estamos realizando adaptações para Itajaí se tornar também uma cidade de Lixo Zero. Temos feitos ações de limpeza, levantamento de dados, um calendário para tentar engajar os servidores e chamar a população para dialogar e entender o tema”, reforça o superintendente da Famai, Victor Silvestre. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS