quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/06/2018 | 14:07

Urnas são testadas durante Simulado Nacional

Acontece até a quinta-feira (14) da próxima semana o 5º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas com foco em hardware, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina testes para garantir o bom desempenho das máquinas no dia da eleição. O teste é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral.  

O processo ocorre através de uma consulta popular fictícia. “O eleitor é habilitado, sua digital é lida e, depois, vem a pergunta: você é a favor da redução do tempo da partida de futebol? Ele vai colocar um número dizendo sim ou um número dizendo não e também poderá votar nulo ou branco, como em uma eleição normal", explicou Jairo Soldatelli, chefe da Seção de Administração de Urnas.

Neste ano, mais de 3 milhões de eleitores votarão pelo sistema biométrico em Santa Catarina, por isso também é importante testar esse componente da urna eletrônica. "Além de todos os testes que a gente faz na urna, nós testamos a biometria, que é importante para verificar se o leitor biométrico está lendo corretamente a digital do eleitor", salientou Soldatelli.  

Ao todo, 203 servidores, colaboradores e estagiários estão testando 795 urnas de seis modelos distintos, o equivalente a 4% do Parque de Urnas do TRE-SC, número considerado estatisticamente seguro pelo Tribunal Superior Eleitoral para simulados.  

Esse é o último Simulado Nacional de Urnas antes das Eleições 2018. A próxima etapa de preparação das urnas para as eleições envolve simulados nas Zonas Eleitorais, quando o sistema será testado de ponta a ponta, desde a geração de mídias, passando pela preparação de urnas, votação, transmissão e totalização dos votos. Além dos simulados, as urnas são testadas periodicamente por meio de manutenções preventivas e corretivas para garantir a segurança dos equipamentos.

Assista ao vídeo em: https://youtu.be/oCMxtOuwGEg 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS