sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/06/2018 | 14:02

ITAJAÍ: Projeto Defesa Civil na Escola atende dois mil alunos

O projeto Defesa Civil na Escola já atendeu 27 escolas e dois mil alunos da Rede Municipal de Ensino neste ano. Nesta quarta-feira (06) foi a vez do Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani (CAIC). Dividido em três etapas, o treinamento aborda o tema “Noções Gerais de Defesa Civil”. Na próxima sexta-feira (08), o programa chega à Escola Básica João Duarte, às 10h e 14h, no bairro São João.

Durante a explicação dos agentes de Defesa Civil, os alunos ficam atentos para novo aprendizado. “Foi muito importante, porque aprendemos como nos prevenir e ajudar em casos de desastres naturais”, destacou o aluno de 11 anos, Diogo Alencar de Souza.

“É muito importante abordar esse tema com os alunos para que possam propagar os ensinamentos com seus familiares e amigos. Abordar esse tema na juventude aguça a curiosidade e fortalece os ensinamentos”, reforça a diretora adjunta do Centro Educacional Prof. Cacildo Romagnani (CAIC), Geisiele de Freitas.

O projeto tem seis objetivos específicos: realizar capacitação com o corpo discente sobre a importância do tema Defesa Civil; trabalhar através de palestras com os alunos nas escolas; implantar o Projeto Agente Mirim; criar núcleos escolares de Defesa Civil nas escolas; executar em cada escola o Plano de Evacuação; e por fim, fortalecer a participação de Itajaí na campanha mundial para a redução de desastres.

“O projeto deixou de ser um sonho e passou a ser uma realidade. Também contamos com dois totens com jogos interativos e de orientação para motivar as crianças no entendimento sobre a atuação da Defesa Civil”, explica o coordenador da Defesa Civil, Carmo Dias.

Foi estabelecido um cronograma que será seguido até o final deste ano. A partir de 2019, o projeto será estendido à Rede Estadual de Ensino e também às escolas particulares.

A Campanha Mundial é chamada de “Minha cidade está se preparando”. Ela foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa da ONU foi lançada em 2013 e a administração pública é a principal responsável por resolver problemas ocasionados por desastres naturais ou provocados pela ação humana.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS