sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/05/2018 | 10:09

Projeto de Lei prevê informativos em braile ou áudio para deficientes visuais em eventos

A produção e distribuição de informativos e/ou sinalização visando atender os deficientes visuais em eventos está em discussão na Câmara de Vereadores de Itajaí. Um Projeto de Lei de autoria do vereador Thiago Morastoni (MDB) quer ampliar a forma de participação dos deficientes visuais nas festas e grandes eventos turísticos que ocorrem na cidade.

No documento o vereador solicita que para todo evento com público superior a 20 mil pessoas, quando houver material de divulgação, a organização disponibilize uma cota em braile, revelo ou áudio (quando se tratar de meio eletrônico). A normativa vale para materiais como folders, placas de sinalização, totens e outros informativos produzidos para serem utilizados durante o evento.

A intenção é, com isso, proporcionar aos deficientes visuais as mesmas informações que são disponibilizadas aos demais participantes sobre a feira, show, festa, convenção, etc. Conforme levantamento feito com a Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (Advir), o vereador ponderou que o ideal é que pelo menos 0,10% de todo o material produzido seja feito pensando nos deficientes visuais.

“Tornar um evento aberto ao público plenamente acessível não consiste apenas em permitir que o portador de necessidades especiais consiga adentrar e circular com segurança, mas também gerar inclusão. Esse projeto tem o intuito de permitir, além do fácil acesso, condições para que deficientes visuais disponham das mesmas informações sobre o evento promovido que os demais participantes”, explica o vereador.

O projeto já foi lido em sessão ordinária e está em análise das comissões técnicas da Casa. Passado este trâmite, será votado em plenário por todos os vereadores.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS