quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/05/2018 | 09:30

Univali fará estudo para tratamentos alternativos a dependentes químicos

Está marcada para hoje, 16 de maio, a assinatura de termo de cooperação entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Prefeitura de Itajaí, o Conselho Federal de Farmácia e a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa Estudo Terapêutico Homeopático COCACRACK. A parceria será firmada no gabinete do prefeito, às 16h.

O termo será assinado pelo reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, pelo secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia, Erlandson Uchôa Lacerda, e pela secretária da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, Márcia da Silva Borges. A iniciativa dá continuidade à cooperação técnica, que teve início no ano passado, entre o poder público, conselhos e a Univali, por meio do projeto Escolhas.

O projeto de pesquisa abordará o uso de medicamentos homeopáticos em pacientes usuários de cocaína e crack e a diminuição dos efeitos da abstinência. A proposta visa estruturar equipes de trabalho em cinco Unidades de Saúde Básica do município, capacitadas para auxiliar pessoas que, voluntariamente, buscam apoio para deixar o uso de drogas.

"Hoje, as ações em saúde levam para a abstinência completa. O que a gente busca é criar condições, por meio de apoio e tratamento integrativo com homeopatia dentro da Atenção Básica, para diminuir a fissura e recaída de quem lida com a dependência química", explica Noemia Liege Bernardo, professora do curso de Farmácia da Univali e coordenadora do projeto Escolhas.

A parceria, que prevê duração de dois anos, atende à necessidade de implantação de política de redução de danos de dependentes químicos na Atenção Básica e buscará recursos junto da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) para dar início aos trabalhos práticos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS