quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/05/2018 | 13:57

BALNEÁRIO CAMBORIÚ: Programa de Combate ao Aedes aegypti realizou mais de 33 mil visitas até abril

O Programa de Combate ao Aedes aegypti de Balneário Camboriú segue com o trabalho de orientação e vistoria em imóveis, obras e terrenos baldios para eliminar os focos do mosquito na cidade. De janeiro a abril foram feitas 33.456 visitas de inspeção.

Além disso, foram feitas 1.962 inspeções em armadilhas e 557 visitas em pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e lojas de piscina. Os agentes também verificaram 2.280 denúncias feitas pela população por meio da Ouvidoria Municipal e emitiu 104 autos de intimação e 40 autos de infração.

Das 3.348 amostras coletadas, 673 foram positivas para o Aedes aegypti. Também foram inspecionados 27.339 depósitos – locais onde foi verificada presença de água nas visitas de tratamento, como calhas, pratos, lajes e ralos; e feitas 206 visitas de bloqueio de transmissão.

A Secretaria de Saúde mantém um cronograma constante de fiscalização e orientação, um trabalho importantes para apurar denúncias, coletar amostras para diagnósticos e, acima de tudo, orientar a população sobre como evitar que criadouros do inseto sejam formados.

“As temperaturas ainda não diminuíram na nossa cidade, o que continua favorecendo a proliferação do mosquito. No ano passado o inverno não foi rigoroso, e tivemos focos positivos do mosquito em todas as estações. Por isso os cuidados da população devem ser o ano todo, sem diminuir a atenção durante o inverno”, alertou o diretor de Vigilância Ambiental, Rafael Neis.

O Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. O macho alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. 

Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Os ovos são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia à incubação. Uma vez imersos, os ovos se desenvolvem rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o mosquito adulto. A melhor forma de se livrar do Aedes aegypti é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito. Veja algumas dicas:

- Deixar caixa d’água e lixeiras bem tampadas;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
- Limpar as calhas;
- Cobrir piscinas;
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
- Limpar a bandeja externa da geladeira;
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
- Cobrir bem a cisterna.
- Cobrir bem todos os reservatórios de água


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS