quarta, 17 de abril de 2024
Geral
15/05/2018 | 09:52

Maternidades têm ações especiais na Semana de Doação de Leite Humano

Foto: Paulo Goeth / SES

O próximo sábado. 19, é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Além dessa data, Santa Catarina tem também a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. A finalidade das duas datas busca sensibilizar a população para a crescente demanda por leite humano como forma de garantir sobrevivência de bebês prematuros internados em UTI neonatais, cujas mães não conseguem suprir as necessidades dos filhos.

Em Florianópolis, entre os dias 14 e 16 de maio, das 8h às 17h, a Maternidade Carmela Dutra estará com um estande informativo em frente à instituição para sensibilizar a comunidade sobre os benefícios da doação de leite materno. Além disso, nesta terça-feira, 15, às 13h, será realizado uma oficina de Shantala (massagem indiana em bebês) para as doadoras de leite humano. No mesmo dia, às 15h, será oferecido um café comemorativo em agradecimento às doadoras e suas famílias, lembranças e um certificado às mulheres que doam leite humano.

JOINVILLE

Já em Joinville, nesta semana, a Maternidade Darcy Vargas (MDV) dará lembranças às doadoras de leite humano durante as visitas domiciliares semanais. Neste ano, o Banco de Leite da Darcy Vargas recebeu a doação de um veículo totalmente equipado para a coleta do leite materno.

O Estado tem 12 bancos de leite humano e seis postos de coleta. A  médica pediatra neonatologista, Maria Beatriz Reinert do Nascimento, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, referência para todo o Estado desde 1999, destaca a importância da doação e dos bancos de leite humano.

“Pesquisas mostram o efeito protetor do leite humano pasteurizado em bancos de leite para os bebês prematuros, pois eles ficam mais protegidos de infecções. O leite processado, sob controle rigoroso nos Bancos de Leite Humano, é garantia de um alimento seguro, de qualidade, e que tem um papel essencial na recuperação de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, na ausência do leite de suas próprias mães”, explica a médica.

Mulheres que estejam amamentando seus filhos são potenciais doadoras de leite humano. Para doar é preciso ser saudável e não estar tomando remédios que interfiram no período da amamentação. No Brasil, cerca de 30% do leite humano doado precisa ser descartado, por isso é fundamental que todos os passos da doação sejam seguidos (https://rblh.fiocruz.br/pt-br/como-coletar-o-leite-humano-para-doacao).

Sempre que quiser a mulher em fase de amamentação pode doar leite humano. “Não há uma quantidade específica de vezes em que uma mulher pode doar, pois isso varia de pessoa para pessoa. Quanto mais a mama é estimulada, seja para doação ou para alimentação do bebê, mais leite ela será capaz de produzir”, explica Maria Beatriz. Não há quantidade mínima para que seja feita a doação. "É importante ressaltar que um litro de leite humano pode alimentar até dez bebês internados" complementa a médica.

Os 12 bancos de leite e 6 postos de coleta

  • Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville;

  • Banco de Leite Humano Alimente uma Vida - Maternidade D. Catarina Kuss, de Mafra;

  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí;

  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá de Jaraguá do Sul;

  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, de Lages;

  • Banco de Leite Humano do Hospital Hélio Anjos Ortiz, de Curitibanos;

  • Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão;

  • Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis;

  • Banco de Leite Humano Sr. Klaus Schumacher do Hospital Rio Negrinho, de Rio Negrinho;

  • Banco de Leite Humano do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, de São José;

  • Banco de Leite Humano e Central de Informações de Aleitamento Materno da Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis;

  • Banco de Leite Humano de Blumenau;

  • Posto de Coleta de Leite Humano – Amamenta Brusque – de Brusque;

  • Posto de Coleta de Leite Humano – Anjos do Peito – de Brusque;

  • Posto de Coleta de Leite Humano – Hospital Universitário UFSC – de Florianópolis;

  • Posto de Coleta de Leite Humano – Hospital e Maternidade Sagrada Família – de São Bento do Sul;

  • Posto de Coleta de Leite Humano – Hospital Santa Cruz – de Canoinhas;

  • Posto de Coleta de Leite Humano – Centro Hospitalar Unimed CHU – de Joinville.

Em 2017, foram realizadas 9.244 visitas domiciliares e  74.793 atendimentos a mulheres catarinenses, das quais 6.476 foram doadoras de 13.773,0 litros de leite humano. O leite humano doado nos bancos e postos de coleta beneficiaram 8.211 recém-nascidos doentes ou prematuros.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS