quinta, 28 de março de 2024
Geral
Imagem: Divulgação
10/05/2018 | 17:08

Univali atrasa o pagamento dos servidores e é objeto de ação civil coletiva

O Sindicato dos professores (Sinpro) de Itajaí e Região está ajuizando uma ação civil coletiva que visa a assegurar o direito dos trabalhadores ao salário pelo trabalho empenhado em prol da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e buscar medidas que garantam o cumprimento do respectivo dever patronal da instituição nos próximos meses. A situação da Univali também impactou na convocação de uma assembleia, na quinta-feira,17, que terá como pauta o papel comunitário da Universidade, os atrasos no pagamento dos salários e a redução carga horária.
 
A medida foi tomada porque parte dos mais de 2 mil funcionários da Fundação Univali, mantenedora da Univali, ainda não recebeu o salário de maio. Por falta de dinheiro em caixa foram priorizados os pagamentos menores, e os 647 salários que mais pesam na folha tiveram o depósito adiado. A previsão de pagamento é no dia 15, semana que vem.
 
A Univali tem hoje uma dívida de R$ 50 milhões, fruto de um empréstimo feito, no ano passado, para protelar o pagamento de outros débitos bancários e para saldar férias e 13º dos funcionários. Desde então, uma comissão já vinha analisando as contas da Fundação. A universidade é comunitária. Possui campi em Itajaí, Balneário Camboriú, Biguaçu, Florianópolis, Piçarras, São José e Tijucas.
 
Redução de custos
 
O rombo nas contas da instituição veio à tona há pouco mais de um mês, com a posse do reitor Valdir Cechinel Filho. Inclusive, um de seus primeiros atos foi determinar a redução de custos. Entre outras medidas, o documento suspendeu a liberação de dinheiro para treinamentos, congressos e seminários que não estejam previstos em orçamento e autorizados pelas vice-reitorias, e suspendeu a contratação de novos funcionários ou estagiários. A nova gestão decidiu adotar ainda uma postura “mais mercadológica” e está revendo a estrutura funcional e as áreas de negócios da fundação. Hoje, 80% da receita vai para a folha de pagamento
 
 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS