quinta, 18 de abril de 2024
Geral
04/05/2018 | 17:01

Porto de Itajaí é apoiador da Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal

Segundo no ranking brasileiro de movimentação de contêineres e 114º do planeta, conforme a publicação britânica Container Management - World Top 120 Container/2017, o porto de Itajaí é um dos apoiadores institucionais da 5ª edição da Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal. O evento acontece de 23 a 25 de outubro, em Joinville, Santa Catarina, e vai unir as cadeias de logística, transporte multimodal, comércio exterior e intralogística. É considerada pelo mercado como a segunda mais importante feira do setor no Brasil.

            “Santa Catarina é reconhecida nacionalmente como excelência no comércio exterior e não há dúvidas que um evento como este abre a possibilidade de que muitos empresários venham ao nosso Estado e conheçam os diferenciais que oferecemos”, diz o diretor comercial da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), Marcelo Petrelli. O executivo destaca, inclusive, que a realização da Logistique em Joinville deve possibilitar novos negócios para o porto catarinense.

“Abre a possibilidade de atingirmos um público diferenciado em relação ao que normalmente estamos habituados, visto que a feira vai tratar dos diversos modais envolvendo a movimentação de mercadorias”, destaca Petrelli. O Porto Organizado de Itajaí, cuja autoridade portuária é exercida pela SPI, engloba o terminal arrendado APM Terminal, o terminal privado (TUP) Portonave Terminal Portuário Navegantes S/A e demais terminais de menor porte a montante.

No ano passado operou 1,119 milhão de TEUS (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), ficando atrás apenas do porto de Santos, o maior do Brasil. Movimentou US$ 13,213 bilhões, o equivalente a 62,63 % da corrente de comércio catarinense e 3,6% da brasileira. Em março deste ano as operações do porto de Itajaí totalizaram 94,52 mil TEUs, o equivalente a US$ 1,273 bilhão, 68,1% da corrente de comércio de Santa Catarina e 3,4% da brasileira, segundo números da SPI e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). “A Logistique é um evento que traz visibilidade, contatos e a certeza da expansão dos nossos relacionamentos comerciais”, acrescenta Marcelo Petrelli.

            Além do porto de Itajaí, a Feira de Logística e Negócios Multimodal tem o apoio institucional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santa Catarina (SINDAESC), Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville (SETRACAJO), Associação Brasileira de Logística (ABRALOG), Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Núcleo de Negócios Internacionais da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e Associação Empresarial de Itajaí (ACII).


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS