quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/05/2018 | 10:05

Balneário Camboriú sedia capacitação da “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”

Balneário Camboriú será a primeira cidade brasileira a sediar a capacitação do programa “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa” do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A estratégia, lançada neste ano, visa levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população brasileira. A capacitação será na próxima quarta-feira (09), das 8h às 18h10, no Teatro Municipal Bruno Nitz, e vai reunir gestores dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de palestrantes da Organização Pan-Americana da Saúde e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano.

Os municípios da Região Sul do país, que tiverem interesse em participar da capacitação, devem se cadastrar no Sistema Brasil Amigo da Pessoa Idosa e inscrever dois gestores. O Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, une Governo Federal, Estado e Município em prol do envelhecimento com qualidade, discutindo o que pode ser feito coletivamente e contribuições que podem ser realizadas tanto pelo governo como pela sociedade. Para isso haverá a capacitação, para uma avaliação qualitativa sobre políticas voltadas para os idosos do município.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, diz que a vinda da capacitação para a cidade é um reflexo do trabalho que vem sendo realizado desde 2017. “Viemos desenvolvendo desde o início um trabalho de valorização da pessoa idosa, com foco na qualidade de vida. Tenho certeza que junto com as ações construídas pela Secretaria da Pessoa Idosa, seremos referência em envelhecimento saudável no Brasil”, pontuou o prefeito.

Durante a abertura da capacitação, haverá mesa de debate com o prefeito de Balneário Camboriú, a secretária da Pessoa Idosa, Cristina Barrichello, representantes da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Secretaria do Estado de Assistência Social de Santa Catarina, Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná.

Também haverá palestra da Organização Pan-Americana da Saúde com o tema “Comunidades e Cidades Amigas da Pessoa Idosa”. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano, palestra sobre “Desenvolvimento Humano e Pessoa Idosa”.

A secretária da Pessoa Idosa, Cristina Barrichello diz que Balneário Camboriú hoje possui reconhecimento nacional em programas para pessoas acima de 60 anos. “Hoje temos 83 oficinas com três polos de atendimentos na cidade, voltados para nossos 60+. Pessoas de outras cidades estão vindo encontrar dicas de como desenvolver o trabalho em seus municípios”, disse ela. Segundo Cristina, existe a expectativa de que no segundo semestre a Organização Mundial da Saúde venha avaliar Balneário Camboriú, para receber o selo “Cidade Amigo do Idoso”.

Um novo olhar para o Idoso

O Brasil tem hoje 29,6 milhões de idosos, cerca de 15% de sua população. Em Balneário Camboriú, a proporção é bem maior do que a média nacional: estima-se que por aqui vivem aproximadamente 30 mil +60, o que corresponde a 33% da população.

Com um novo olhar ao idoso e com o lema “Vem ser feliz 60+ BC”, Balneário Camboriú atende hoje mais de 3 mil idosos – um número bem maior do que os 169 de 2016. A estratégia desenvolvida na cidade segue os seguintes eixos: Saúde Física e Mental; Proteção; Autoestima; Educação; Esporte e Lazer.

A Secretaria da Pessoa Idosa possui 83 oficinas, como pilates, retrodance, línguas estrangeiras, mídias sociais e automaquiagem. Um dos destaques é o programa ABRAÇO de Proteção à Pessoa Idosa, que é reconhecido internacionalmente. Em 2017, o programa atendeu 1.106 casos e as principais ocorrências foram violência financeira, abandono e negligência.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS