sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/04/2018 | 18:18

Programa Novos Caminhos terá aula inaugural nesta quarta-feira, em Itajaí

Com o objetivo de proporcionar um futuro melhor para jovens sob a tutela do Estado, na próxima quarta-feira, 2 de maio, a partir das 14h, ocorrerá a aula inaugural de mais uma edição do Programa Novos Caminhos em Itajaí. Idealizado e promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o projeto prevê a inclusão social dos participantes, visando inseri-los no mercado de trabalho. O primeiro encontro do ano ocorrerá na Unidade Itajaí do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizado na Rua Henrique Vigarani, 163,  Bairro Barra do Rio.

A aula contará com a presença dos adolescentes que serão atendidos, de representantes da Fiesc, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB SC), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e, também, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC). As entidades citadas dão apoio logístico ao “Novos Caminhos”, praticado há vários anos no município de Itajaí.

De acordo com a interlocutora do Programa Novos caminho na Foz do Rio Itajaí, Suelen Cristine Camacho Prado de Oliveira, os adolescentes atendidos pelo projeto social estão, em sua maioria, em estado de vulnerabilidade social, já que foram vítimas de maus tratos ou abandono. Neste contexto, é importante oferecer novas oportunidades para que haja um futuro promissor em cada uma das diferentes histórias de vida dos tutelados.

“Nosso objetivo maior é encaminhá-los para o mercado de trabalho com uma capacidade de desempenho igual a de qualquer outro adolescente.  Desta maneira, o programa busca enriquecer a vida deles com mais educação profissional, através de diversas atividades como mini cursos, entre outras ações que a FIESC disponibiliza através de suas entidades e de seus parceiros e que possam gerar oportunidades para mudanças em suas vidas”, explica a interlocutora.

Para esta edição, estão inscritos 12 alunos, vindos de instituições de cidades desde Piçarras até Camboriú.  

Novos Caminhos 2018

Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática - word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões.

Os jovens terão também formação em economia pessoal, oferecida em parceria com a Junior Achviement. A aula inaugural também contará com a participação dos jovens embaixadores do Movimento Santa Catarina pela Educação, que também é uma iniciativa da FIESC.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS