sábado, 20 de abril de 2024
Geral
26/04/2018 | 09:01

Projeto Ocupação Itajaí Criativa estreia nesta semana

O Projeto Ocupação Itajaí Criativa estreia nesta semana com uma programação cultural totalmente gratuita dedicada aos amantes do teatro. Nesta sexta-feira e sábado, dias 27 e 28, a peça “Tomara que não chova ou a incrível história do homem que se transformou em cachorro” abre a agenda cultural. Já no fim de semana, dias 28 e 29, será realizado um workshop sobre dramaturgia. As inscrições já estão esgotadas. 

A Téspis Cia de Teatro lançou o projeto “Ocupação Itajaí Criativa” para celebrar os 25 anos da companhia e os 30 anos de carreira de um de seus fundadores, a atriz Denise da Luz. O projeto, que inicia nesta semana, conta com 10 apresentações de espetáculos da Téspis, 10 workshops sobre teatro e cinco leituras encenadas durante todo o ano. A programação completa está disponível no site www.itajaicriativa.wordpress.com/ocupacao-itajai-criativa.

Além de ser sede da Téspis Cia de Teatro, a Itajaí Criativa – residência artística é ponto de encontro de diversos artistas e seus públicos. Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira. O projeto "Ocupação Itajaí Criativa" é realizado com patrocínio da Unimed Litoral, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Itajaí.

Sobre a peça

“Tomara que não chova ou a incrível história do homem que se transformou em cachorro” será apresentada sexta-feira e sábado, dias 27 e 28, às 20 horas. A peça é baseada em textos do escritor irlandês Samuel Beckett, do dramaturgo argentino Osvaldo Dragun e da poetisa Marina Colasanti, com atuação de Denise da Luz e Jônata Gonçalves, ambientação sonora de Hedra Rockenbach, máscara e escultura de Mauro Caelum e dramaturgia e encenação de Max Reinert.

A história conta com um homem desempregado que tem como única oportunidade de trabalho se tornar “cachorro do vigia noturno”. Ciente de suas necessidades e convicto de não ceder às pressões que a nova profissão apresenta, o homem aceita o emprego. Mas, a chuva o obriga a se sujeitar a situações degradantes. Quanto tempo é necessário para que ele se acostume com essa nova condição? E, depois que ele adquira esse hábito, será possível voltar a ser homem?

Sobre o workshop

As inscrições para o workshop sobre dramaturgia estão esgotadas. O encontro inicia às 14h, sendo que no sábado vai até as 18h e no domingo até as 19h. A presença é obrigatória nos dois dias. O workshop é ministrado por Max Reinert, que abordará diversos aspectos ligados à escrita criativa para o teatro.

Max é integrante da Téspis Cia de Teatro e desde 2012 ministra oficinas sobre o tema. É autor de “Pequeno Inventário de Impropriedades”, premiado como Melhor Texto Original nos festivais nacionais de teatro de Limeira e Americana – ambos no estado de SP, além de diversos textos montados por companhias brasileiras. Em 2013, lançou o livro “Primeiras Obras” pela Editora MultiFoco (Rio de Janeiro) dentro do selo Dramaturgias.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS