quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/04/2018 | 17:13

Mais de 81 mil pessoas são impactadas pelos Beacons nas primeiras semanas de uso da tecnologia

Em poucas semanas de funcionamento, ainda em fase de testes, os 10 municípios que integram a Costa Verde & Mar (SC) conseguiram impactar mais de 81 mil pessoas com os Beacons, dispositivos que se comunicam com os smartphones e tablets dos frequentadores dos pontos turísticos via bluetooth para passar os dados dos locais visitados. A novidade foi recém-instalada na região e esta é uma das primeiras aplicadas no setor turístico do Brasil.

“O levantamento das informações que obtemos com a tecnologia nos dá um panorama completo dos visitantes, se eles curtiram a atração, se foram conferir mais dados no site, quantas pessoas visualizaram e até se compartilharam nas redes sociais”, explica a atual presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski. Com este perfil, é possível pensar em ações futuras mais assertivas, para atingir o público que está interagindo. Ou ainda pensar em como chegar àqueles que ainda não seguiram adiante, apesar de já terem percebido a presença da tecnologia.

Desde o dia 16 de janeiro, 81.051 pessoas visualizaram as informações iniciais contidas nos Beacons. Os locais com mais visualizações até agora foram a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e o Museu Histórico de Itajaí que, pela proximidade, dividem o mesmo dispositivo. Foram 4.956 visualizações.  Os relatórios emitidos indicam quantidade de pessoas on-line, o número dos que participaram, quantidade de visualizações, quem acessou o conteúdo no site, os pontos turísticos favoritados e os que foram compartilhados.

A tecnologia funciona como um guia virtual e passa a operar quando a pessoa chega a 70 metros de distância do Beacon, pois ele emite um sinal que é recebido pelo smartphone ou tablet. À medida com que a pessoa se desloca, o dispositivo envia as informações dos pontos cadastrados de acordo com local que a pessoa está vendo no momento. Aqueles que utilizam tecnologia Android recebem o contato de maneira instantânea (mensagem via push), sendo necessário apenas deixar o GPS e o bluetooth ligados, além do acesso à internet. Já os usuários de IOS precisam fazer download do App TagCity. O aplicativo também possui recurso de acessibilidade para deficientes visuais. Os locais foram selecionados com base no Roteiro Cultural e nos principais atrativos da Costa Verde & Mar.

Municípios da Costa Verde & Mar: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS