sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/04/2018 | 14:52

Seminário “Um outro Homem é Possível - Arte e Gênero” é realizado em Itajaí

A reflexão sobre a masculinidade é o foco do Seminário “Um outro Homem é Possível - Arte e Gênero”, nos dias 20 e 21 de abril, no Teatro do SESC Itajaí. O evento é um espaço para debater sobre o que é ser homem na sociedade atual. A programação reúne lançamentos de livros, demonstração teatral e roda de conversa. O encontro é gratuito e aberto à comunidade. A inscrição pode ser feita na abertura do seminário.

De acordo com o ator e organizador do seminário, Charles Augusto, a proposta é ampliar a discussão de gênero e do padrão de masculinidade predominante. “O modelo fixo de homem derivado pelo patriarcado, mata a todo o momento homens e mulheres e acaba por diminuir o processo de humanização das civilizações, uma lógica perversa de propriedade e violência”, ressalta.

A abertura do seminário é na sexta-feira (20), às 19h, com o lançamento do livro “Homem Pró-Feminino”, do psicólogo Fabio Veronesi, de Florianópolis. No sábado (21), as atividades recomeçam às 17h, com o lançamento do livro “Homem ainda não existe”, da psicanalista Christina Montenegro, do Rio de Janeiro. Às 18h, tem a demonstração do processo do espetáculo “ELE”. A Roda de Conversa sobre Arte e Equidade Social de Gênero começa às 19h e encerra a programação.

O Seminário “Um outro Homem é Possível - Arte e Gênero” tem a parceria da campanha “Homens, Libertem-se / Men get free”, fundada pela atriz Maíra Lana e que propõe uma problematização das masculinidades e um questionamento às normas de gênero direcionadas aos homens, buscando uma reflexão sobre o quanto influenciam negativamente os campos íntimo, ético, sociocultural, político e mesmo econômico de nosso planeta. O evento também tem a parceria do SESC Itajaí e o patrocínio do Edital de Eventos Comunitários, da Fundação Cultural de Itajaí e da Prefeitura Municipal de Itajaí.

Programação do Seminário “Um outro Homem é Possível - Arte e Gênero”:

-Dia 20 de abril

19h – Lançamento do livro “Homem Pró-Feminino”, de Fabio Veronesi (Florianópolis-SC)

-Dia 21 de abril

17h – Lançamento em Itajaí do livro “Homem ainda não existe”, de Christina Montenegro (Rio de Janeiro-RJ)

18h - Demonstração do processo do espetáculo “ELE” – Primeira parte da trilogia teatral “Fêmeo”

19h - Roda de Conversa sobre Arte e Equidade Social de Gênero – com a antropóloga Dra. Micheline de Oliveira (Itajaí-SC); a psicanalista Christina Montenegro (Rio de Janeiro-RJ); o psicólogo Fábio Veronesi (Florianópolis-SC); a atriz e articuladora da campanha "Homens, Libertem-se / Men get free", Maíra Lana (Rio de Janeiro-RJ); e o diretor de teatro Pepe Sedrez (Blumenau-SC). Mediação – Ator/Palhaço Charles Augusto (Itajaí-SC). 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS