quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/04/2018 | 13:47

Novo comandante da PMSC apresenta estratégias para Segurança Pública e revela que ações policiais serão filmadas

Até o fim deste ano, as ações da Polícia Militar de Santa Catarina serão filmadas e criptografadas. A novidade foi apresentada pelo novo comandante da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que participou de Reunião Plenária na Associação Empresarial de Itajaí (ACII), na noite de segunda-feira, 16 de abril. Além dele, também esteve presente o subcomandante-geral da PMSC, coronel Cláudio Roberto Koglin e o coordenador da Guarda Municipal de Itajaí, Clayton Marafioti Martins, entre outras autoridades da Segurança Pública.

 Inicialmente o coronel Araújo Gomes falou das diretrizes definidas para o comando da corporação, a qual assumiu no fim de fevereiro. Detalhou que a estratégia pretendida para a PMSC é galgada em cinco eixos, com objetivo de construir a confiança do cidadão catarinense na Polícia e naturalmente, coibir a violência.

 Ele explicou que a atuação tem sido focada no acompanhamento das estatísticas de modo diário, as quais são base primordial para definição de estratégicas necessárias, como, por exemplo, o deslocamento de policiais de regiões diferentes para a realização de operações de maior abrangência.

 O comandante reconheceu que ainda é prematuro afirmar que tais propostas terão resultados positivos. Porém, apresentou dados que mostram que de fevereiro para cá houve uma queda considerável nos homicídios em praticamente todo o Estado. Em Itajaí, os dados também mostram diminuição nos registros de roubos, furtos e tráfico de drogas. “Talvez a maior mudança seja o fato de termos passado a tratar a Segurança como força estadual e com isso, o tanto de policiamento que você tem em uma cidade não é o mais relevante. A nossa capacidade de movimentar a tropa é que está produzindo estes resultados”, frisou.

 Araújo Gomes encerrou a sua explanação enfatizando que até o fim deste ano, um policial de cada ronda, contará com uma câmera e que toda a sua atuação será filmada. O objetivo é aumentar a transparência das abordagens policiais, além de ter maior consistência de provas em processos, etc.  A iniciativa, conforme o comandante, deverá melhorar a percepção da comunidade sobre o trabalho da polícia, uma vez que será possível ter acesso ao cotidiano dos agentes da segurança.

 A reunião foi conduzida pela VP de Assuntos Relacionados à Facisc e Sindicatos da ACII, Maria Izabel Pinheiro Sandri, que frisou a importância daquele momento, onde a comunidade, o empresariado e demais presentes tiveram a oportunidade de ouvir e fazer considerações sobre um assunto que é de interesse de todos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS