terça, 16 de abril de 2024
Geral
23/03/2018 | 12:00

Infecções Sexualmente Transmissíveis são silenciosas e prejudicam a saúde do paciente

Ter uma vida sexual ativa além de nos manter animados também alivia as crises de enxaqueca, melhora o aspecto da pele, alivia as cólicas da TPM, melhora o sono, diminui o estressa, diminui os riscos de infarto, queima calorias e aumenta a imunidade. Entretanto, esses benefícios são possíveis apenas com o sexo seguro, com uso de preservativo, seja masculino ou feminino. O descuido de muitas pessoas a deixam expostas e isso é perigoso, pois diversas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem ser adquiridas pelo sexo desprotegido.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, somente no ano de 2017 foram notificados 578 casos de sífilis em adultos, 334 casos de HIV/AIDS, 22 casos de hepatite B e 59 casos de hepatite C. As ISTs mais comuns no município são a Sífilis, HIV e as hepatites, na qual boa parte dos infectados são homens homossexuais, com idades entre 20 a 34 anos.

“Essas infecções são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação (transmissão vertical), o parto ou a amamentação”, afirma a gerente de IST/AIDS/HV, Jacqueline Koch.

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C, além de evitar a gravidez. A Secretaria de Saúde disponibiliza preservativos em todas as mais de 15 unidades básicas de saúde (UBS) espalhadas pela cidade. Outros pontos, como na própria secretaria, no Mercado Público, Centreventos, faculdades também podem ser encontrados preservativos gratuitamente.

Além dos preservativos, moradores podem fazer testes rápidos gratuitos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C nas unidades de saúde ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na rua Felipe Schmidt, no 2, esquina com a rua Joinville, centro de Itajaí. Os resultados ficam prontos em até 30 minutos. O paciente que for diagnosticado com alguma IST é encaminhado para tratamento imediatamente.

O tratamento das ISTs é feito no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi), localizado na rua Samuel Heusi, no 120, centro de Itajaí. O processo de tratamento varia de paciente para paciente, depende do valor da carga viral dele e também do estágio que a infecção se encontra. Após aberto o prontuário, o paciente é atendido e no próprio Ceredi ele retira os medicamentos necessários.

As ISTs são: HPV, Cancro Mole, HIV/AIDS, HTLV (tipo 1 e 2), Gonorreia, Clamídia, Mycoplasma Genitalium, Doença Inflamatória Pélvica (DIP), Sífilis, Ebola, Herpes, Hepatite B e C, Donovanose, Linfogranuloma venéreo e Tricomoníase.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS