quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/04/2018 | 16:36

Velejadora Martine Grael contará experiência pessoal durante workshop ambiental da Volvo Ocean Race Itajaí

            Com forte apelo sustentável e mais de 20 ações relacionadas ao tema Itajaí Stopover, a Volvo Ocean Race carrega nesta edição 2017/2018 o mote do cuidado com os mares. As atividades ocorrem até o dia 22 de abril, período em que a Vila da Regata estará aberta para recepcionar o público. Um dos principais momentos será a realização do Seminário Técnico-Científico “O futuro dos Oceanos: combate ao lixo no mar”, na quarta-feira da próxima semana (18/4), no Auditório do Centreventos. Serão vários profissionais da área e a participação da velejadora Martine Grael, integrante de uma das equipes da regata de volta ao mundo e entusiasta da proteção da natureza.

“É surpreendente você ver muito lixo em locais totalmente isolados e distantes da costa. Mas outro fator que me chamou a atenção foi a ausência total de vida marinha nesta perna inteira, entre Auckland e Itajaí. Eu esperava ver baleias, peixe-lua, e infelizmente não foi o que ocorreu”, relata a medalhista olímpica. Esta e outras observações ela levará ao workshop.

Organizado pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Prefeitura de Itajaí, UFSC e com apoio da ONU, o evento contará com grandes nomes como o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), Darlan Airton Dias, a representante da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro, o Professor Doutor da Universidade de Aveiro (Portugal), Armando da Costa Duarte, o Coordenador de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto Lima, entre outros.

No seminário será assinado um protocolo de intenções do município com a campanha global “Clean Seas”, em português: “Mares limpos”. Proposta pela ONU Meio Ambiente, alerta sobre a poluição dos oceanos, atividades poluidoras e orienta para o destino correto dos lixos. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no eventos.famai@itajai.sc.gov.brou (47) 3348-8031.

O Itajaí Stopoverterá ações como projeções da campanha no ‘The Globe’, orientação aos visitantes, abordagem entre barcos de lazer e turismo e apoio de outras iniciativas. A atividade da ONU Meio Ambiente conta ainda com o Team Clean Seas, um dos sete veleiros participantes da regata, que compete na Volvo Ocean Racecom objetivo de recolher os lixos marinhos encontrados pelos quatro oceanos e cinco continentes. Outro grande foco das ações sustentáveis no local será a apresentação do Veleiro ECO, primeiro do Brasil desenvolvido para expedições e pesquisas oceanográficas que estará aberto para visitação a partir de 15 de abril.

                       A Volvo Ocean Raceno Brasil ainda apoiará diversas atividades de conscientização como a limpeza da Praia da Atalaia em 15 de abril, com a participação da comunidade e o campeonato de surfe em que os participantes utilizarão pranchas confeccionadas com garrafas plásticas.

 

Doação de mudas de árvores nativas

Desta segunda-feira (9/4) até sexta-feira (13/4), e também na próxima semana (entre 16 e 20/4), a  comunidade e os alunos que estiverem visitando a Vila da Regata no período da tarde poderão retirar mudas de árvores nativas locais. A entrega será feita no segundo piso do Centreventos, no estande da Famai. Estarão disponíveis para doação as seguintes espécies: Ameixa do Pará, Anona, Araçá Amarelo e Vermelho, Atemóia, Baga de Macaco, Baga de Morcego, Baga de Pombo, Cabeludinha, Caju, Canafistula, Cereja do Rio Grande, Fruta do Conde (Corticeira), Gabiroba crespa e lisa, Graviola, Grumixama, Guaraná, Ingá Banana e Cipó, Ipê Amarelo, Rosa e Roxo, Palmito Jussara, Pitanga, Urucum e Uvaia.

 

Visitas guiadas ao Parque da Atalaia

Caminhadas de uma hora de duração, com a ajuda de guias, serão realizadas também como parte integrante da Volvo Ocean Race Itajaí. Os passeios ocorrerão nos dias 10, 12, 17 e 19 de abril, sempre às 14h. Os visitantes conhecerão detalhes sobre a importância do bioma Mata Atlântica, as vegetações nativas e as espécies de animais que habitam o parque.  As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail: eventos.famai@itajai.sc.gov.br, informando nome, CPF, idade e telefone para contato.

 

Seleção e destino correto

            Todos os dejetos gerados na Vila da Regata ganharão um destino correto. Durante os 18 dias de evento, uma cooperativa atuará ativamente dentro da Vila da Regata para seleção do lixo produzido. Tudo que poderá ser reciclado será levado até a sede do grupo que transformará os objetos. A conscientização ambiental se manterá até mesmo após o dia 22 de abril, quando a Volvo Ocean Racese despedirá do Brasil.

 

Programação Seminário Técnico Científico:

12h30min - Credenciamento

13h30min - Abertura Oficial

14h40min – “O lixo nos mares do Brasil” com Régis Pinto Lima, Ministério do Meio Ambiente

15h10min - Campanha “Mares Limpos” com Fernanda Daltro, ONU Meio Ambiente

15h30min - Projeto “Menos1Lixo” com Fe Cortez, YouTuber e criadora do projeto de redução de lixo

16h - Coffee Break

16h20min - Case: “Paraty sem descartáveis” com Anderson Terra da Associação Com. e Ind. de Paraty

16h50min - Case “Instituto Ecosurf e Projeto Route: ações de limpeza de praia,combate a poluição e métodos de mobilização social” com João Malavolta, Instituto Ecosurf

17h20min – “Plástico, o vilão dos oceanos” com Prof. Dr. Armando da Costa Duarte, Professor da Universidade de Aveiro (Portugal)

17h50min - Estratégias do Ministério Público Federal no combate ao lixo marinho com Dr. Darlan Airton Dias, Procurador Chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina

18h20min - Debates

19h - Encerramento

 

Inscrições através do e-mail: eventos.famai@itajai.sc.gov.brou (47) 3348-8031.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS