sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/04/2018 | 13:43

2º Circuito de Música Erudita amplia número de concertos gratuitos em Itajaí

A segunda edição do Circuito de Música Erudita terá novidades que prometem encantar o público. Neste ano, o evento ampliou o número de concertos gratuitos e trará artistas com carreira internacional, além de apresentações inéditas. O circuito é realizado pela Escola de Música Arte Sonora com apoio da Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Edital Eventos Culturais Comunitários.

Ao longo do ano, serão oferecidos nove concertos gratuitos à comunidade. Destaque para a presença de artistas renomados como Marcus Llerena, Adriana Jarvis (EUA), Mauren Frey, Cássio Manuel Viante, Marcos Taveira, Cristian Andres Faig, Marcos Pablo Dalmacio, Ricardo Pauletti, entre outros. 

A Escola de Música Arte Sonora também inovou nas formações musicais do circuito, incluindo, por exemplo, duas apresentações de canto erudito, uma delas com a soprano Letícia Liberato e o pianista Alberto Damián Montiel. Além disso, haverá concertos de piano solo, violão solo, piano e fagote, violino e piano, instrumentos de época, flauta doce e canto, e ainda uma homenagem a Astor Piazzolla com acordeon, piano, violino e violoncelo.

"Neste ano conseguimos ampliar o número de concertos, trazendo renomados concertistas, artistas de carreira internacional, doutores em música e integrantes de orquestras. Temos a certeza que Itajaí irá desfrutar de muito boa música durante o circuito, que tem entrada gratuita para comunidade", afirma um dos sócios da escola e idealizador do projeto, Luan Cavalleri.

Os concertos ocorrem no auditório da Escola de Música Arte Sonora, localizada na Rua Amâncio Coelho, 72, nos fundos do Clube Barroso, bairro Centro, em Itajaí. 


Marcus Llerena abre apresentações musicais

O violonista Marcus Llerena vai abrir o 2º Circuito de Música Erudita no dia 4 de abril, às 20h. Destaque internacional, o músico apresentará um concerto de violão solo. No repertório, estarão obras de compositores como Francisco Tárrega, Enrique Granados, Joaquin Rodrigo, Federico Moreno Tórroba, Radamés Gnattali, entre outros nomes.

Natural em Santos (SP), Marcus Llerena começou seus estudos de violão clássico com Norberto Macedo, no Rio de Janeiro, D. Áureo e Rocio Herrero, na Espanha, Oscar Cáceres, na França, e teve o privilégio de tocar para Andrés Segóvia, em Nova Iorque (EUA). Seu currículo conta com importantes prêmios conquistados no Brasil, como o Violões de Ouro (Rede Globo de Televisão - 1978) e o Concurso Internacional de Porto Alegre (1981). No exterior, obteve os primeiros prêmios no Conservatório de Madrid (1976-77), Sablé sur Sarthe (1983) e Prèsence de la Musique, pela Fundação Yehudi Menuhin (1988). 

Llerena já lecionou violão e música de câmera em conservatórios franceses, além de ter se apresentado em famosas salas de concerto parisienses, como Salle Gaveau, Cortot, Theatre de l´Oeuvre, Adyar, Sainte Chapelle, Unesco, entre outras. Como professor convidado também participou de festivais de música em vários estados brasileiros. 

Já se apresentou com renomadas orquestras e, em 2002, fez uma turnê pela China a convite da Feira de Comércio Brasil – China. No mesmo ano, mudou-se para Joinville (SC) para ocupar o cargo de coordenador de música da Fundação Cultural de Joinville até 2004. Desde 2005, Llerena forma duo de voz e violão com sua mulher, a soprano Rosenete Eberhardt. Juntos, eles já fizeram seis turnês pela Europa e se apresentaram amplamente no Brasil.


Confira a programação completa do Circuito de Música Erudita: 

04/04 - Concerto de violão solo com Marcus Llerena

21/04 - Concerto de piano solo com Cássio Manoel Viante

17/05 - Concerto de violino e piano com Marcos Pablo Dalmacio e Luan Cavalleri

20/06 - Concerto de piano e fagote com Marcos Taveira e Mauren Frey

27/06 - Concerto de piano solo com Adriana Jarvis (EUA)

10/07 - Concerto "Música Antiga" - Flauta doce, alaúde, vihuela e canto, com Cristian Andres Faig e Marcos Pablo Dalmacio

14/08 - Concerto de violão solo com Ricardo Pauletti

22/09 - Concerto em homenagem a Astor Piazzolla - Acordeon, piano, violino e violoncelo

20/10 - Concerto de Árias de Ópera com Letícia Liberato e Alberto Dámian Montiel


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS