sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/04/2018 | 08:37

Unidade Móvel de Apoio à Mulher visita Balneário Camboriú

Nesta terça-feira (03) Balneário Camboriú recebeu a visita da Unidade Móvel de Apoio à Mulher, do Programa Mulher Viver sem Violência da Secretaria de Estado da Assistência Social, articulado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itajaí. Trata-se de um ônibus lilás com salas de atendimento, banheiro e minicozinha em seu interior que recebe atendimentos psicológico, jurídico e social às mulheres.

Todas as ações do ônibus em Balneário Camboriú foram coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, por meio do CRAS e do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMUM). A cidade foi a segunda do roteiro regional da Unidade Móvel de Apoio à Mulher, que durante a tarde ficou estacionada em frente ao CRAS Espaço Cidadão, no Bairro dos Municípios. Antes dos atendimentos no interior da unidade, uma roda de conversa entre usuários do CRAS, representantes da Polícia Militar, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMUM) e da Comissão da Mulher Advogada, fomentou o debate sobre os diretos da mulher, empoderamento e também sobre os procedimentos necessários na hora de realizar uma denúncia contra o agressor.

“Essa ação é importante para divulgar um pouco mais a questão dos direitos das mulheres. A gente já avançou na sociedade nesse quesito, mas ainda falta muito para chegarmos lá. Quanto à escolha do lugar, pensamos em um espaço bem informal para que as mulheres se sintam mais à vontade, troquem informações e experiências de vida”, disse a presidente do COMUM, Natalli Pazini Silva.

O objetivo do ônibus é levar as orientações necessárias às mulheres que, por vários motivos, não têm a oportunidade de procurar auxílio profissional. “O ônibus é ligado à Secretaria de Assistência Social de Santa Catarina, que em parceira com as ADR’s de cada região, levam orientação com psicóloga, advogada e assistente social àquelas mulheres que, muitas vezes, se sentem constrangidas em procurar outros tipos de ajuda”, explica o gerente de políticas sociais da ADR Itajaí, Edésio Marcelino.

Nesta segunda-feira (02) a unidade ficou em Itajaí, e durante os próximos dias da semana, até sábado (07), estacionará nos municípios de Navegantes, Penha, Camboriú e Itapema.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS