quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/04/2018 | 16:50

ITAJAÍ: Barco holandês vence etapa brasileira da Volvo Ocean Race

Em disputa acirrada e decidida nas milhas finais, o Team Brunel superou o Dongfeng Race Team por 15 minutos e venceu a sétima perna da Volvo Ocean Race 2017-18. Barcos completaram percurso de 7.600 milhas náuticas em 16 dias impulsionados por ventos fortes desde Auckland. 

A etapa da Volvo Ocean Race mais difícil de sua história foi concluída nesta terça-feira (3), em Itajaí (SC). Depois de percorrem 7.600 milhas náuticas desde Auckland, na Nova Zelândia, os barcos Team Brunel (Holanda) e Dongfeng Race Team (China) chegaram praticamente empatados ao litoral de Santa Catarina no fim da manhã, com termômetros marcando 32 graus. 

O Team Brunel segurou o ataque do adversário e completou a prova em 16 dias, 13 horas e 45 minutos, diferença de apenas 15 minutos para o vice-campeão, o Dongfeng Race Team. Nem mesmo a falta de ventos na aproximação a Itajaí mudou o resultado

''Foi uma etapa dura do começo ao fim, uma prova que exigiu bastante do nosso psicológico e do nosso corpo'', disse o comandante holandês Bouwe Bekking. ''Foi incrível vencer, mas não estamos felizes em virtude da perda de John Fisher (SHK/Scallywag). Foi um soco no queixo''.

Os vencedores foram recebidos na Vila da Regata de Itajaí pelas autoridades e pelo público. O barco do Itajaí Sailing Team acompanhou de perto as equipes vencedoras. Não houve estouro de champagne tradicional e muito menos a banda da cidade em respeito à memória do britânico John Fisher, que está perdido no mar. 

Os mares do sul deixaram marcas

A sétima etapa foi considerada a mais difícil para a maioria dos atletas já em terra. Os ventos fortes do começo ao fim, ondas gigantes, neve e as quebras de equipamento fizeram com que os mares do sul e a rondagem do Cabo Horn se transformassem em um tormento!

A força do ‘Furious Fifties’ (ventos da latitude 50) atingiram em mais de 35 nós os velejadores, que beiraram em quase todo percurso os limites de gelo. A bonificação para os barcos foi dobrada. O Team Brunel levou 16 pontos pra casa (incluindo um pelo Cabo Horn) e o Dongfeng Race Team 12.

O francês Charles Caudrelier e sua equipe chinesa devem assumir a liderança da classificação geral com o pódio. “Foi um resultado fantástico pra gente. E se o Turn The Tide on Plastic segurar o MAPFRE em quinto lugar pode ficar ainda melhor''.

''Foi a etapa mais difícil que corri, fisicamente e mentalmente. A força dos ventos e o percurso complicado, com muita neve, frio e ondas gigantes foram difíceis de encarar'', disse a holandesa Carolijn Brouwer, do Dongfeng. ''A melhor coisa seria abraçar meu filho e minha família. Mas como fizemos a etapa em 16 dias, muito rápido, não deu tempo deles chegarem a Itajaí''. 

O team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, estão um dia e meio da chegada e devem cruzar a linha ainda até a quinta-feira (5).

Scallywag no Chile

O barco de John Fisher, o Sun Hung Kai/Scallywag, conseguiu chegar ao Chile depois de uma semana da tragédia nos mares do sul. A equipe deve decidir os próximos rumos em breve.

Ainda sobre o fato, a MRCC - Maritime Rescue Coordination Centre Chile -confirmou que as buscar pelo velejador foram suspensas.

O Vestas 11th Hour Racing permanece nas Ilhas Falkland (Malvinas) estudando a logística para chegar a tempo em Itajaí antes da largada da oitava etapa. A equipe perdeu o mastro.

Resultados anteriores no Brasil

A Volvo Ocean Race desembarcou pela terceira vez consecutiva em Itajaí trazendo dos mares do sul os melhores atletas do mundo. Já virou uma tradição o País sediar a prova, sendo o único representante da América do Sul no trajeto ao redor do globo. A regata de Volta ao Mundo já parou outras oito vezes no Brasil e as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Sebastião (SP) reservam histórias imperdíveis do evento.

 1973-74: Sydney (Austrália) até Rio de Janeiro (RJ) 

Vencedor: Great Britain II (Reino Unido)

 1977-78: Auckland (Nova Zelândia) até Rio de Janeiro (RJ) 

Vencedor no corrigido: Gauloise II (França).

Fita-Azul: Great Britain II (Reino Unido) 

1997-98: Auckland (Nova Zelândia) até São Sebastião (SP)     

Vencedor: EF Language (Suécia)

2001-02: Auckland (Nova Zelândia) até Rio de Janeiro (RJ) 

Vencedor:  illbruck Challenge (Alemanha)

2005-06: Wellington (Nova Zelândia) até Rio de Janeiro (RJ)        

Vencedor: ABN AMRO ONE (Holanda)

2008-09: Qindao (China) até Rio de Janeiro (RJ) 

Vencedor: Ericson 3 (Suécia)

2011-12: Auckland (Nova Zelândia) até Itajaí (SC)

Vencedor: PUMA (EUA)    

2014-15: Auckland (Nova Zelândia) até Itajaí (SC) 

Vencedor: Abu Dhabi (EAU)

2017-18: Auckland (Nova Zelândia) até Itajaí (SC)

Vencedor: Team Brunel (Holanda)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS