terça, 16 de abril de 2024
Geral
28/03/2018 | 14:39

Novo reitor da Univali é empossado em Itajaí

Ocorreu, na terça-feira, 27, no Teatro Adelaide Konder, no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, a cerimônia de posse do professor Valdir Cechinel Filho, para o cargo de presidente da Fundação e reitor da Univali para o quadriênio 2018-2022. Ele substitui o professor e advogado Mário Cesar dos Santos, que comandou a Instituição desde 2010.

Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, casado com Lenita Ceccone Cechinel e é pai de duas filhas: Camile e Milene. Ele é mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali durante 12 anos e, desde 2014 ocupa o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Instituição, além de ser pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É também coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 35 livros, capítulos de livros e de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 11 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander-Guia do estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado “Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira”.

Com a posse, Cechinel assumiu o comando da 37ª maior organização do Estado e 3ª melhor grande empresa para trabalhar em SC, segundo a Revista Amanhã. A instituição de ensino é, também, apontada como a mais sustentável da região Sul, segundo o UI GreenMetric World University Ranking 2017, e melhor universidade não-estatal de Santa Catarina segundo o Ministério da Educação (MEC), Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF) e Guia do Estudante da Editora Abril, que classifica 44 de seus cursos de graduação entre os melhores do País.

A cerimônia de posse

O evento contou com a participação de representantes de todas as esferas da comunidade. Em sua fala, Mário Cesar do Santos, que despedia-se do cargo de reitor e presidente da Fundação Univali, falou sobre a importância institucional e pessoal da posse de um reitor, do papel dos conselhos e grupos gestores e dividiu as responsabilidades por conquistas.

Ele relembrou o papel de todos os colaboradores, desde vice-reitores até colaboradores terceirizados, das mantidas, e destacou os resultados em índices de desempenho administrativo e acadêmicos. Por fim, aproveitou a oportunidade para cobrar comprometimento de prefeituras e governos com os repasses e revisões de recursos financeiros para com a Fundação.

Sebastião Salésio Herdt, presidente da Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina, e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), discursou representando todos os reitores catarinenses. Em discurso de improviso, ele agradeceu Mário Cesar pelos serviços prestados para a Univali e para o Sistema Acafe, apresentou a solidariedade do Sistema a munícipio de Itajaí para a construção de uma efetiva universidade comunitária e deu as boas-vindas ao novo reitor.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, relembrou a história da Univali e seu papel no desenvolvimento da cidade, assim como da região, do Estado e do País. Agradeceu o ex-reitor Mário Cesar pelo trabalho desenvolvido e apontou a necessidade de renovar valores de parcerias e serviços prestados pela Fundação. Por fim, parabenizou o novo reitor pela eleição e desejou sucesso na evolução que se aponta para a Instituição.

Eduardo Pinho Moreira, governador em exercício, aproveitou a ocasião para falar dos diferenciais do Estado e da importância das universidades do Sistema Acafe nesse processo. Desejou ao reitor que se retira sucesso e continuidade na contribuição a Santa Catarina. Relembrou o apoio de Valdir Cechinel, pai do novo reitor da Univali, para sua adesão a vida pública. Recordou, também, a presença da Instituição em sua vida, com secretários, esposa e filhos que integraram a comunidade acadêmica da Instituição. Por fim, destacou a necessidade e possibilidade de ampliação de parceria entre o Estado e a Universidade, abrindo portas para que a Univali trabalhe a serviço de Santa Catarina.

Já Valdir Cechinel Filho, em sua primeira fala como reitor e presidente da Fundação Univali para a Gestão 2018-2022, saudou presentes, falou sobre a carreira acadêmica e destacou o apoio de pessoas para o alcance de suas conquistas, relembrou ex-reitores, agradeceu sua família e se disse motivado a assumir os desafios dos próximos quatro anos. Ele destacou, também, a importância de repensar o futuro da Univali, convocando os membros da Instituição para construir a Universidade com união, sem ressentimentos e diferenças, como corpo uno e indivisível que é. Além disso, apontou que conectar as pessoas foi o lema de sua campanha e continuará sendo o de sua gestão. Para ele, sua eleição como uma oportunidade para refletir sobre a universidade que todos querem: “Pessoas irão desencadear um novo ciclo de desenvolvimento. Propomos uma universidade com a capacidade de se reinventar constantemente, reposicionando-a como Instituição iminentemente inovadora, apresentando soluções para transformar a sociedade”, concluiu.

Novos gestores

Num dos primeiros atos da nova presidência da Fundação Universidade do Vale do Itajaí e reitoria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na quarta-feira, 28, às 19h30, no Teatro Adelaide Konder, no Campus da Universidade, em Itajaí, acontecerá a cerimônia de posse para os cargos do corpo administrativo da Gestão 2018-2022.

Entre os cargos que serão empossados, José Roberto Provesi, ex-reitor da Univali na gestão 2002-2010 e atual diretor de Inovação, assume a Vice-Presidência da Fundação Univali. Carlos Alberto Tomelin, até então vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, assume a Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional. Rogério Corrêa, que respondia pela Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação, será o novo vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e José Carlos Machado, diretor do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas, assume a chefia da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Fotos: Dales Hoeckesfeld


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS