sexta, 19 de abril de 2024
Geral
15/03/2018 | 14:05

Águas de Camboriú lança campanha de incentivo à saúde

Água de qualidade na torneira é um dos pontos fundamentais para a garantia de saúde e bem-estar de uma família. Quando ingerida, a água contaminada pode ser transmissora de diversas bactérias ou doenças – como a cólera ou diarreia. Com base nisso e focando na qualidade de vida dos moradores, a Águas de Camboriú lança uma campanha de incentivo á utilização de água tratada dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre os riscos de se utilizar água de procedência duvidosa. Atualmente, muitos moradores de Camboriú ainda utilizam fontes alternativas de captação para consumo, como bicas ou poços artesianos sem a devida análise da qualidade desta água.

O consumo de água não tratada, também chamada de água crua, pode causar doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal, leptospirose, salmonela e outras como cólera, rotavírus ou noravírus. Isto acontece porque as bactérias se desenvolvem facilmente na água e, embora seja mais fácil isso acontecer em rios e lagos poluídos, a água de fontes cristalinas que aparentam ser de boa qualidade também pode ficar contaminada por algum tipo específico de bactéria.

De acordo com o diretor presidente da Águas de Camboriú, Ricardo Miranda, a concessionária terá uma equipe especialmente destinada para as novas ligações, fazendo visitas nas residências, atendendo os novos pedidos e explicando as consequências da utilização de água não tratada. “O acesso à água é um direito da população e, acima de tudo, uma questão de saúde pública”, comenta ele.

Ainda conforme Miranda, a empresa segue à risca as determinações do Ministério da Saúde no que se refere à análise da qualidade. “A água pode parecer estar limpa e ainda assim estar contaminada. Por isso, a água consumida através de soluções alternativas é um risco que não vale a pena”, completa.  


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS