quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/02/2018 | 08:59

Balneário Camboriú: Empresa terceirizada inicia exumações no Cemitério da Barra

Como medida paliativa até a construção do minicemitério vertical, o Município está desde o ano passado realizando exumações dos túmulos abandonados no Cemitério Municipal da Barra. Nesta quinta-feira (22), a empresa Funerária São Cristóvão LTDA, contratada através de licitação, iniciou o serviço, que antes era executado por dois funcionários da Prefeitura.

Do início de 2017 até esta quinta-feira foram feitos 68 processos de exumação, sendo que oito foram realizados na manhã de hoje. Até o momento, 43 restos mortais foram encaminhados para o ossuário que tem capacidade para 80 ossadas. O restante as famílias levaram para outro cemitério, outros túmulos ou para a cremação. Os proprietários dos sepulcros estão sendo notificados pela Prefeitura para se regularizar.

“Precisamos fazer essas exumações para liberar vagas para novos sepultamentos, porque o cemitério está na sua capacidade máxima. Com a contratação dessa empresa estas exumações serão feitas com mais agilidade. Em média serão 10 exumações por semana. Além desse serviço, essa empresa é responsável pelos sepultamentos e limpeza do espaço”, explicou a diretora de Patrimônio, Claudineia da Costa Wolff.

Para fazer as exumações, o Município está desde o início do ano passado fazendo o levantamento dos túmulos e notificando os responsáveis pelos lotes. Os que não se adequarem terão o espaço revertido ao patrimônio do município e os restos mortais colocados no ossário. As exumações são acompanhadas pela Comissão de Levantamento do Cemitério.

O ossário tem tampas de granito e serão identificados com o nome, data de nascimento e falecimento. Além disso, os restos mortais também são identificados dentro do ossário. Atualmente, o cemitério possui cerca de 3.100 sepulcros e 99% da capacidade do local está sendo utilizada.

Além de muitos túmulos abandonados, no local também estão muitos lotes com débitos. A atualização dos dados cadastrais e a regularização devem ser feitas na secretaria do Cemitério. Os proprietários devem levar RG, CPF e comprovante de residência. Quem quiser ter mais informações sobre as notificações deve procurar o Departamento de Patrimônio pelo telefone (47) 3393-6261 ou a coordenação do Cemitério, localizado na Rua Jardim da Saudade, Bairro da Barra, pelo telefone (47) 3264-0269.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS