quinta, 18 de abril de 2024
Geral
Por conta do excesso de chuva no Litoral de Santa Catarina nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Mi
11/01/2018 | 14:38

Chuva excessiva deixa bombeiros militares em estado de alerta em SC

Por conta do excesso de chuva no Litoral de Santa Catarina nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar ativou, na madrugada desta quinta-feira, 11, as salas de situação do 1° e do 13° batalhões, sediados em Florianópolise Balneário Camboriú, respectivamente. Além disso, todo o efetivo e as equipes de forças-tarefas estão de prontidão para novas demandas de atendimentos que possam surgir. O Corpo de Bombeiros Militar trabalha de maneira integrada com a Defesa Civil do Estado e dos municípios atingidos e em parceria com outros órgãos de segurança. O objetivo é minimizar os prejuízos e garantir a segurança da população.

Ainda na madrugada, a sala de situação do 13° batalhão foi desmobilizada. Em Balneário Camboriú, um homem teria sido sugado pela força da água e arrastado para dentro de uma tubulação de água fluvial. O corpo ainda não foi localizado. Em São João Batista, na tarde de quarta-feira, 10, uma menina de 8 anos morreu depois que uma árvore caiu sobre a garagem da casa onde ela estava.

Pela manhã desta quinta, a situação mais crítica ainda é na Capital, onde há um acumulado de cerca de 120mm de chuva desde quarta-feira. Com alagamento das ruas em algumas regiões, como no Bairro Rio Tavares, o trânsito teve de ser desviado. Algumas famílias foram removidas de áreas de risco e de encostas para estarem protegidas em caso de deslizamentos de terra.

Na sede do 1° Batalhão no Bairro Estreito, os bombeiros continuam mobilizados. De lá, eles acompanham as demandas de ocorrências que chegam dos outros bairros da Capital. O coronel BM Cesar Assumpção Nunes, comandante da região do Litoral, acompanha os trabalhos e orienta as pessoas que moram em áreas alagadas a procurarem locais seguros. Turistas que não conhecem a região e quem têm voos marcados também precisam se antecipar para evitar contratempos com o trânsito.

Em Porto Belo, cerca de 200 pessoas também foram retiradas pela Defesa Civil do município em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar por estarem em áreas alagadas e de risco. Elas foram levadas para um abrigo municipal. Durante a noite, equipes de bombeiros e da Defesa CIvil fizeram resgates de moradores ilhados e registraram alagamentos no Centro, Vila Nova, Perequê e Alto Perequê. Um deslizamento de terra atingiu o único acesso entre Porto Belo e Bombinhas na madrugada desta quinta-feira. A pista foi parcialmente interditada, o que compromete o fluxo de entrada e saída do município. A pŕefeitura trabalha para desobstrução total da via.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS