sábado, 20 de abril de 2024
Geral
10/01/2018 | 10:44

Contentores subterrâneos e de superfície ajudam na organização do lixo na temporada de Balneário Camboriú

Nesta temporada de verão, Balneário Camboriú inova e instala na região Central, 10 contentores de resíduos sólidos, que juntos têm capacidade para absorver grande parte do lixo produzido nessa região. Os contentores chegam para solucionar o transtorno de sacos de lixo expostos nas calçadas, disputando espaço com os pedestres. Para orientar os comerciantes, representantes da Administração Municipal foram ao local para uma reunião, principalmente com comerciantes, explicando o novo processo.

"É importante que as pessoas entendam e utilizem corretamente os coletores subterrâneos, assim como os de superfície, disponibilizados em pontos estratégicos nas ruas do Centro e que servirão  de unidade de transbordo do lixo, principalmente do material reciclável,  mais volumoso", diz o secretário de Planejamento e Obras, engenheiro Edson Kratz.

Estão instalados e funcionando três conjuntos de lixeiras com quatro contentores subterrâneos, com capacidade de  mil litros cada; um ecoporto para resíduos recicláveis; dois contentores para resíduos recicláveis e quatro contentores para resíduos comuns - todos com capacidade de mil litros. A coleta será feita pelo menos três vezes ao dia pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, concessionária responsável pelo recolhimento e destino final do lixo no Município.  

"A instalação desses contentores na região Central, local de maior movimentação de pedestres na temporada, são melhorias que foram por nós solicitadas e estão sendo adotadas pela Concessionária. E teremos mais contentores instalados ao longo do ano, tanto os de superfície como os subterrâneos", adianta Kratz acrescentando que  a coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns utilizando o Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS) é uma tecnologia amplamente utilizada na Europa e ainda pouco implementada no Brasil. "Consiste no armazenamento de resíduos abaixo do nível do solo, tornando a cidade esteticamente mais bonita", finaliza o secretário.

Saiba mais

Locais de instalação:

Três conjunto de lixeiras com Contentores Subterrâneos – descarte de lixo orgânico:

Avenida Atlântica, em frente ao Calçadão da Central; Rua 51 esquina com a Rua 11; Avenida Brasil esquina com a Rua 15
Quatro Contentores para resíduos comuns:
Ruas 1000; 1100 e mais duas unidades na rua 51.
Contentores de Superfície - descarte de resíduos recicláveis:
Ruas 1100 e 1000. Além do Ecoponto instalado na entrada da Rua 55, esquina com a Rua 51.

Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS)

O sistema é composto basicamente por quatro módulos:
- Caixa de concreto: é a base para instalação dos demais equipamentos e garante a fixação entre o solo e os equipamentos que ficarão subterrâneos;
- Plataforma com elevação hidráulica: conjunto hidráulico que eleva os contentores subterrâneos até o nível do solo, para sua remoção;
- Contentores de mil litros: armazena os resíduos até que eles sejam coletados;
- Bocas coletoras: fazem a interface entre o sistema de contentores subterrâneos e o usuário.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS