quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/12/2017 | 17:35

Polícia Civil divulga números da operação PC 27 em Santa Catarina

A Policia  Civil de Santa Catarina realizou na tarde desta sexta-feira, 15, uma coletiva para divulgar os resultados da operação PC 27, ocorrida nesta quinta e sexta-feira, com a Polícia Civil de todos os  Estados da Federação. Mais de 500 policiais civis ficaram mobilizados na captura de pessoas envolvidas com crimes patrimoniais, especialmente, furtos e roubos, além, de homicídios, latrocínios, tráfico de drogas e cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão. Até o momento, foram 99 prisões, seis adolescentes e 10 quilos de drogas (crack, maconha e cocaína) apreendidos, 108 mandados de busca e apreensão cumpridos e 10 armas apreendidas.

As 30 Delegacias Regionais, suas Divisões de investigações, Diretoria de Polícia do Litoral (DPOL), Diretoria de Polícia do Interior (DPOI), Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF), Diretoria de Polícia de Fronteira (DIFRON) e Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) estão empenhadas na operação PC 27, que faz alusão aos 27 estados do Brasil. A iniciativa ficou decidida depois de uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil.

Algumas prisões realizadas no Estado, como na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, na tarde de quinta, 14, foi realizado um cerco em uma residência, no Bairro Jaqueira, em que recapturaram um homem, foragido do sistema prisional de Florianópolis, desde setembro deste ano. O foragido vinha realizando uma série de roubos em Palhoça, sendo identificado em várias ocorrências.

Em Videira, foram presos  cinco homens que escalaram até o segundo andar de um prédio e arrombaram uma janela e armários, e praticaram furto em estabelecimento comercial, no Centro de Fraiburgo. Foi furtado R$ 4, 5 mil.  Com os presos foi apreendido capuz, luva e chaves usadas no arrombamento, um veículo e um dispositivo que conhecido por "Chapolin" utilizado pra anular alarmes. Os indivíduos foram presos logo após deixarem o estabelecimento. Um deles era foragido do presídio.

Em Araranguá, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá, na manhã de quinta, 14, deflagrou uma operação policial e cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão preventiva. A operação contou com a presença de aproximadamente 40 policiais civis de toda a região da 19ª DRP, policiais civis da DIC de Criciúma e o SAER- Criciúma. Durante o cumprimento dos mandados, localizou-se em uma residência aproximadamente 350g de maconha, balança de precisão, uma pistola de pressão e dinheiro. Duas pessoas foram presas em flagrante. 

Em São José, a Polícia Civil, por meio da DIC, cumpriu dois mandados de busca e apreensão, no Bairro Dona Wanda. Foram apreendidos 40 papelotes de cocaína em poder de um adolescente, de 16 anos. 

Em São Lourenço do Oeste foram realizadas operações, barreiras e cumprimento de mandados de prisão  e de busca e apreensão.
Quatro pessoas foram presas, assim sendo: uma em Quilombo (por furto - foragido da penitenciária de Chapecó), uma em São Domingos (por atentado violento ao pudor), uma em São Lourenço do Oeste (por furto) e uma em Francisco Beltrão/PR (por formação de quadrilha e furto). Numa ação conjunta entre a Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC/Fron) de São Lourenço do Oeste e a Polícia Rodoviária Federal culminou na apreensão de um veículo Toyota/Corolla, com placas de Curitiba/PR, carregado de cigarros contrabandeados. O motorista abandonou o veículo e se evadiu a pé rumo a uma mata localizada nas proximidades.

Até o momento, as Polícias Civis do Brasil prenderam 612 adultos e apreenderam 45 adolescentes, totalizando 1.056 pessoas detidas -16,01% das prisões ocorreram em Santa Catarina.

Os números até o momento:

- Acre: 30 presos;
- Alagoas: 19 presos;
- Amapá: 04 presos e 06 adolescentes apreendidos;
- Bahia: 32 presos;
- Distrito Federal: 97 presos;
- Espírito Santo: 15 presos e 05 adolescentes apreendidos;
- Goiás: 21 presos e 09 adolescentes apreendidos;
- Maranhão: 12 presos e 02 adolescentes apreendidos;
- Mato Grosso: 18 presos e 05 adolescentes apreendidos;
- Mato Grosso do Sul: 76 presos;
- Minas Gerais: 114 presos e 03 adolescentes apreendidos;
- Pará: 51 presos;
- Paraná: 34 presos e 04 adolescentes apreendidos;
- Paraíba: 24 presos e 01 adolescente apreendido;
- Piauí: 87 presos e 07 adolescentes apreendidos;
- Rio de Janeiro: 82 presos e 07 adolescentes apreendidos;
- Rio Grande do Norte: 10 presos e 04 adolescentes apreendidos;
- Rio Grande do Sul: 117 presos e 14 adolescentes apreendidos;
- Rondônia: 26 presos;
- Santa Catarina: 99 presos e 06 adolescentes apreendidos;
- São Paulo: 35 presos e 05 adolescentes apreendidos;
- Sergipe: 18 presos;
- Tocantins: 09 presos e 05 adolescentes apreendidos;


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS