quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/12/2017 | 10:29

ITAJAÍ: Mutirão de cirurgias no Hospital Marieta visa reduzir filas no Sistema Único de Saúde

Para atender cerca de 250 pessoas que esperam na fila de procedimentos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Marieta está realizando um mutirão de cirurgias de diferentes especialidades. As operações vão até o dia 15 de dezembro e contemplam pacientes de cirurgia geral, oftalmologia, ginecologia, ortopedia, urologia e cirurgia de cabeça e pescoço. A mobilização é de extrema importância para a comunidade e agilizará processos de pacientes que já aguardam na fila de espera do SUS.

“Esta é uma verba do Governo Federal para desafogar as filas. São geralmente procedimentos de rápida recuperação, que são agendados depois de o paciente passar por avaliações, consultas e exames pré-operatórios e anestesia. Tudo agendado pela Secretaria de Saúde de Itajaí”, explica a diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Mercia Lemes. A intenção é desafogar o tempo de espera do paciente pela cirurgia, evitando mais transtornos à população.

Passados todos estes processos, os atendimentos aos pacientes se concentram em um único dia, geralmente finais de semana ou à noite, que é quando as salas de cirurgia têm maior tempo desocupado. “Chegamos a fazer 60 cirurgias por dia de mutirão, nesta logística específica para estes casos de grande escala”, explica o diretor administrativo, Nivaldo Cunha.

Cada especialidade médica tem sua própria particularidade de atendimento e tudo é coordenado pela Secretaria de Saúde, cabendo ao Hospital Marieta apenas o recebimento dos pacientes para as cirurgias. Em sua maioria são procedimentos simples e de rápida recuperação.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS