sexta, 29 de março de 2024
Geral
05/12/2017 | 09:34

Balneário Camboriú terá contentores subterrâneos de lixo

Nesta temporada, a região central de Balneário Camboriú contará com uma novidade na coleta de lixo. A cidade terá quatro contentores subterrâneos de lixo orgânico. A instalação dos equipamento começa nesta terça-feira (05), na Avenida Atlântica, em frente ao Calçadão da Central. Por conta da obra, a via ficará em meia pista neste trecho, até quinta-feira (07), quando está prevista a conclusão da instalação.

Também serão instalados contentores subterrâneos na Rua 51 esquina com a Rua 11; Avenida Brasil esquina com a Rua 15 e na Avenida Brasil esquina com o Calçadão. Cada lixeira possui quatro contentores com capacidade para mil litros. Pelo menos três vezes por dia será feita a coleta mecanizada para esvaziar as lixeiras subterrâneas. A previsão é de que até o dia 14 de dezembro as quatro estejam instaladas.

A coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns utilizando o Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS) é uma tecnologia amplamente utilizada na Europa e ainda pouco implementada no Brasil. Consiste no armazenamento de resíduos abaixo do nível do solo, tornando a cidade esteticamente mais bonita, sem lixeiras cheias, transbordando de lixos.

O sistema é composto basicamente por quatro módulos:

- Caixa de concreto: é a base para instalação dos demais equipamentos e garante a fixação entre o solo e os equipamentos que ficarão subterrâneos;

- Plataforma com elevação hidráulica: Conjunto hidráulico que eleva os contentores subterrâneos até o nível do solo, para sua remoção;

- Contentores de 1.000 litros: Armazena os resíduos até que eles sejam coletados;

- Bocas coletoras: Fazem a interface entre o sistema de contentores subterrâneos e o usuário.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS