sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/12/2017 | 11:01

Secretaria Nacional de Portos implanta sistema “Porto Sem Papel” em Itajaí

Representantes do Complexo Portuário de Itajaí se reuniram para dar sequência às atividades e procedimentos voltados para a utilização do Programa “Porto sem Papel”, da Secretaria Nacional de Portos (SNP).

O objetivo principal do encontro contou com os ensinamentos sobre a forma de Cadastro Inicial dos Portos tendo prazo até 31 de dezembro deste ano, e em janeiro de 2018 serão feitos ensaios para utilização do sistema. A partir de 1º de fevereiro será obrigatório o uso do sistema para concessão e regras de atracação de navios.

O “Porto sem Papel” é um sistema de informação que tem como objetivo principal reunir em um único meio de gestão as informações e a documentação necessárias para agilizar a análise e a liberação das mercadorias no âmbito dos portos brasileiros.

“A mais de seis anos em funcionamento, houve consideravelmente avanços como redução nos custos do Governo, anuências mais rápidas, previsibilidade das regras, racionalização quanto ao envio de informações, mais tempo de atracação de navios, contribuição para o Meio Ambiente e padronização dos processos do setor portuário”, destacou o analista da Secretaria Nacional de Portos, Ricardo Strauss

No Complexo Portuário de Itajaí, o sistema entrou em operação em 2012 e atualmente busca auxílio junto ao setor responsável para aperfeiçoar essa atividade operacional. “Nas próximas semanas, nossos Terminais de uso privado encaminharão seus dados funcionais para a realização do cadastro e assim secretaria fará o registro dos mesmos”, destacou o gerente de Operações da superintendência do porto de Itajaí, Ricardo de Amorim.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS