quinta, 18 de abril de 2024
Geral
01/12/2017 | 09:06

Aprovada lei Ficha Limpa Municipal de autoria de Robison Coelho

Foi aprovada na noite desta quinta-feira (30), em segunda votação, o projeto de lei Ficha Limpa Municipal de autoria do vereador Robison Coelho (PSDB). 
 
A proposta proíbe a nomeação para qualquer cargo comissionado ou função gratificada, inclusive de agente político, a pessoa que tenha sido condenada em qualquer hipótese de inelegibilidade prevista em lei federal também conhecida por “Ficha Limpa”. Ou seja, se a pessoa não atender os critérios exigidos para uma candidatura a um cargo político, não poderá assumir funções de confiança dentro da administração direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo de Itajaí. 
 
O vereador lembra que cargos estratégicos dentro do governo são de livre nomeação do prefeito, no Executivo, e de vereadores, no Legislativo, e a lei pretende que as pessoas que exerçam estes cargos não tenham histórico de corrupção. “A intenção é garantir a probidade administrativa e a moralidade no exercício das funções públicas, com intuito de proteger o erário. Se a pessoa foi condenada por corrupção, por exemplo, não pode ser responsável por cuidar do dinheiro público”, afirma o parlamentar. 
 
A lei “Ficha Limpa Municipal” foi aprovada por unanimidade pelos vereadores que estiveram presentes na sessão e segue agora para sanção do chefe do Poder Executivo. 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS