quinta, 18 de abril de 2024
Geral
27/11/2017 | 14:07

Porto e geração de novos postos de trabalho puxam a recuperação econômica de Itajaí

Os indicadores sobre geração de emprego e movimentação de carga no Porto de Itajaí, referentes a outubro, comprovam a recuperação da economia itajaiense em 2017 e prospectam um 2018 com resultados ainda melhores. Nos primeiros 10 meses do ano, foram criados 1.591 novos postos de trabalho no município e a movimentação portuária chegou a 381 toneladas no Complexo Portuário no mês passado. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e do Porto de Itajaí.

Os dados positivos são fruto do trabalho desenvolvido pelo Município de Itajaí na captação de recursos nacionais e internacionais e na retomada da confiança junto ao empresariado. É o que destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda Giovani Alberto Testoni. “As últimas ações encabeçadas pelo prefeito Volnei Morastoni vêm conquistando a confiança do empresariado”, avalia o secretário.

Para Testoni, os avanços na área portuária, como a garantia das entregas dos berços portuários 1 e 3, retomada das linhas asiáticas dos navios e os investimentos das empresas logísticas são alguns dos indicadores da guinada econômica em 2017.

O turismo também é considerado um dos motores da expansão econômica com a geração de novos postos de trabalho e a qualificação da rede hoteleira para eventos executivos e de grande porte. Giovani Testoni lista, inclusive, os sucessos da Marejada 2017, que não gerou custos ao município, e dos festivais de Teatro e de Música de Itajaí como geradores de renda e reafirma: “todas as ações do governo têm impactos na economia, é um trabalho integrado”.

Melhor outubro em movimentação de cargas dos últimos quatro anos

Outubro foi o melhor mês de 2017 em movimentação de contêineres no Complexo Portuário de Itajaí, com mais de 380 mil toneladas em exportações e importações. Essa é a melhor marca dos últimos quatro anos em outubro: 73,83% maior que em 2016 e 244,31% mais toneladas que em 2015. No comparativo mês a mês em relação ao ano anterior, 2017 obteve resultados superiores em nove dos dez meses já consolidados, somando até agora quase dois bilhões de toneladas em contêineres.

Quarto mês consecutivo em geração de empregos

Com saldo positivo de 1.591 empregos gerados no ano, Itajaí registrou o quarto mês consecutivo com saldo positivo entre novos postos de trabalho e demissões em 2017. Com crescimento de 1,42%, é o melhor resultado entre as cidades da Microrregião considerada pelo Ministério do Trabalho. Enquanto as empresas de Itajaí admitem novos empregados, a média de Balneário Camboriú, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Navegantes, Penha, Piçarras, Porto Belo e São João do Itaperiú, registra desemprego com
-0,05% postos de trabalhos ativos. O desempenho é maior também que a média em Santa de Catarina de 0,01% novos empregos.

Um importante fato que ainda não refletem nos dados de outubro é a permanência da Gomes da Costa na cidade. Em outubro, o prefeito Volnei Morastoni esteve na sede da GDC em Coruña, Espanha, para firmar o compromisso de investimento da empresa pesqueira em Itajaí. “Isso demonstra o quanto Itajaí dá importância para as empresas já aqui instaladas. Temos uma grande preocupação em trazer novos investimentos, mas nosso trabalho também quer alcançar respeito perante os que já investem aqui”, afirma Giovani Testoni.

Balcão de Empregos reflete e estimula momento favorável

O Balcão de Empregos, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, acompanha os resultados positivos de geração de emprego. Para o titular da pasta, a gestão “trabalha desde o início do ano para aperfeiçoar o acolhimento e a orientação na busca de novos empregos”.

O programa de encaminhamento de vagas de trabalho do Município de Itajaí registrou nos primeiros 10 meses do ano 52.401 encaminhamentos de cidadãos para se candidatarem às vagas de trabalho. São 7.503 mais encaminhamentos em comparação ao mesmo período no ano passado. Se levarmos em consideração o total de atendimentos de 2016 e os números registrados até agora, o crescimento já é de 10,61%.

Os próximos meses no Município de Itajaí serão de ainda mais novos postos de trabalho devido aos empregos gerados pela temporada. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda Giovani Testoni, os empregos relacionados ao turismo irão impulsionar os números nos próximos meses. “Com certeza, em vista dos trabalhos realizados neste ano, podemos projetar para Itajaí um 2018 ainda melhor”. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS