quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/11/2017 | 10:43

ITAJAÍ: Aberta a Cápsula do Tempo na escola Arnaldo Brandão

Em dezembro de 2013, alunos da Escola Básica Arnaldo Brandão, localizada no bairro Imaruí, enterraram a Cápsula do Tempo. Participaram alunos do 1º e 5º anos iniciais, que escreveram mensagem sobre o que desejavam para futuro. Esta semana as cápsulas foram abertas, e percebeu-se que ocorreram muitas modificações nos pensamentos dos estudantes.

A Cápsula do Tempo é uma atividade já conhecida e aplicada em diferentes contextos, por grupos distintos.  Consiste em enterrar, num recipiente bem lacrado (simbolizando a cápsula), memórias ou expectativas, sejam individuais ou coletivas, por meio de registros escritos, desenhos, fotografias, objetos pessoais.

“Na época realizamos uma preparação antecipada com o grupo, analisamos, refletimos sobre nossos desejos para o futuro. Durante este período foram produzidos e selecionados todo o material que foi arquivado na caixa”, explica o supervisor escolar Silvano Pedro Amaro.

Passado quatro anos, foram perceptíveis as mudanças ocorridas nos alunos, tanto físicas, psicológicas e intelectuais. “O contato com o material produzido naquela época, despertou nos alunos e professores o sentimento de sucesso, de vitória da etapa concluída”, falou Silvano Amaro. A comparação do aluno de antes (2013) com o que ele é hoje (2017) proporcionou reflexões, sensação de êxito na realização de suas tarefas e das metas projetadas para este período de tempo.

Um exemplo é a aluna Débora, do 9º ano, que leu a carta que ela escreveu na época, que dizia: “Eu quero ser cantora evangélica quando crescer e arquiteta, porque assisti um desenho na televisão que gostei muito, e também para mostrar para essas pessoas que não acreditam em mim e dizem que não serei nada na vida”.

Ao final da leitura, visivelmente emocionada, ela comentou: “Continuo querendo ser arquiteta e serei, mas cantora evangélica já não mais. Meu gosto musical se modificou. Agradeço aos professores e meus colegas, é muito estranho e diferente me ver assim como a carta me mostra, pois não pareço a mesma, cresci, melhorei, acredito em mim, sou mais forte agora! ”.

Estiveram envolvidos neste projeto os alunos, professores e equipe técnico administrativa da escola.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS