terça, 16 de abril de 2024
Geral
24/11/2017 | 10:36

PM de Tubarão participa de projeto piloto para policiais portarem câmera durante ocorrências

O lançamento do projeto piloto que vai possibilitar que um policial de cada viatura esteja com câmeras pessoais para gravação das ocorrências aconteceu nesta quinta-feira, 23, no salão nobre da Unisul. Segundo o subcomandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que realizou o lançamento do equipamento, a tecnologia é de ponta e o Policial Militar vai portar uma câmera presa ao seu colete, sendo capaz de registrar as intervenções policiais.

“Esse projeto é desenvolvido em parceria com uma instituição não governamental, a Igarapé, com a colaboração de duas universidades internacionais, uma norte americana e outra inglesa. São muitos os ganhos dessa filmagem, primeiro melhora o comportamento do cidadão e do policial, segundo é a coleta de provas que vão servir de base para acusação e eventual condenação será mais técnica, mais precisa”, explica o coronel Araújo Gomes.
 

O sistema promete ser capaz de baixar as imagens num banco de dados, sendo possível fazer a busca através de um software próprio. As imagens capturas pelas câmeras poderão ser visualizadas, porém, não acessíveis ao policial ou qualquer outra pessoa. Essas imagens serão retiradas no berço que criptografado, indo direto para o servidor onde fica protegida. Tubarão inicia as atividades piloto com cinco equipamentos.

“Tubarão é uma cidade que possui um tamanho relevante para fazer uma experiência boa, mais índice de criminalidade sob controle, com um cenário mediano. Foi escolhido também pela qualidade dos relacionamentos locais entre as agências envolvidas na produção de segurança, e a cultura de inovação, suporte e apoio do batalhão local para esses tipos de projetos”, destaca o subcomandante.

No início de 2018 haverá mais investimentos para aquisição de 135 câmeras para expandir o projeto em ouras cidades do Estado, o objetivo é chegar em 2019 com pelo menos uma câmera para cada viatura em serviço.

Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS