quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/11/2017 | 10:58

Adolescente de Itajaí é selecionado para programa de Jovens Embaixadores

O itajaiense Thiago Lopes Furtado, 16 anos, é um dos 50 jovens selecionados em todo o Brasil para participar do Programa Jovens Embaixadores, que ocorrerá entre janeiro e fevereiro de 2018 no Estados Unidos.

O programa foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2002 e o primeiro grupo viajou em 2003. Em 2010 o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e foi criado um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde 2003, 517 jovens brasileiros já participaram do programa.

Thiago foi o único selecionado de Santa Catarina e vai representar Itajaí em uma experiência única. Os vencedores desse concurso viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam em reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais.

Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.

Thiago se destacou entre os candidatos de Santa Catarina pela atuação dele como voluntário social. Ele é idealizador do site Mundo dos Exercícios, uma plataforma de educação e aprendizado que já conta com centenas de estudantes e professores envolvidos com o crescimento educacional.

“Eu sou o único do estado de Santa Catarina no programa. Foram 50 selecionados em todo o Brasil. Eu concorri com jovens excelentíssimos”, diz, feliz com a seleção.

Os candidatos que concorrerão a uma vaga, tinham que apresentar um bom currículo: ter entre 15 e 18 anos; boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral e estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Thiago cumpriu todas as etapas do processo e conseguiu vencer em 2018. “Eu tentei no ano passado, mas não passei da primeira fase. Agora, consegui minha aprovação no programa. Embarco dia 9 de janeiro e retorno ao Brasil no começo de fevereiro”, completa.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS