quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/11/2017 | 17:50

Professora cria o programa “Quebrando a cuca”

A professora Ângela Maria Pamplona, do Centro de Educação Infantil (CEI) Rosinha de Souza, em Cordeiros, criou uma maneira diferente de ensino-aprendizagem para os alunos. Batizado de “Quebrando a Cuca”, o projeto tem a finalidade de, através de brincadeiras, desenvolver o potencial das crianças, estimulando, principalmente, a coordenação motora.

O programa surgiu da necessidade de três fatores importantes, explica a professora: “Proporcionar um brincar com qualidade, durante o período que as crianças permanecem na creche, ampliar o uso do espaço da sala de aula e trabalhar os conteúdos pedagógicos”.

A estrutura do “Quebrando a cuca” é feita com cano de PVC, que são encaixados e colados pelas pontas, formando cinco secções, cada uma em forma de “caixa”, sendo uma central, que se encaixa as outras quatro, de modo que o conjunto tome a forma de uma cruz, onde são fixados, colados, pendurados, inseridos, todos os elementos que a professora utiliza durante o ano letivo, para passar os conteúdos programados.

Foram muitos os temas geradores aplicados pela professora Ângela Pamplona, como a “História do meu nome”, “Vamos conhecer nosso corpo”. Foi trabalhado a higiene corporal, a música e os numerais.

A professora montou uma “cama de gato”, feita com cordas, quando as crianças ao realizarem brincadeiras, exercitavam os músculos dos braços e das pernas, e os objetos e brinquedos pendurados fazem com que as crianças exercitem a posição ereta.

Ângela Maria Pamplona explica que durante o ano letivo, muitos conteúdos são trabalhados. “Além de brinquedos que são trocados e de acordo com cada tema proposto aos alunos, novos elementos e brincadeiras são agregados, visando manter as crianças sempre motivadas e ampliar o conhecimento que elas possuem”, disse a professora.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS