terça, 16 de abril de 2024
Geral
17/11/2017 | 10:05

ITAJAÍ: Oficinas e shows são atrações do 1º Cultura Popular: Formação e Partilha

Por meio do Edital de Apoio a Eventos Culturais Comunitários, a Fundação Cultural de Itajaí financia o 1º Cultura Popular: Formação e Partilha, evento cultural que será realizado na Casa da Cultura Dide Brandão e no Mercado Público, neste sábado (18). Serão ofertadas duas oficinas e três shows musicais durante a programação, que é totalmente gratuita.

O objetivo do 1º Cultura Popular: Formação e Partilha é aproximar a comunidade de Itajaí das manifestações populares tanto locais quanto nacionais. Com isso, o evento busca valorizar as tradições, os costumes e as manifestações artísticas para que elas não caiam no esquecimento.

“Esperamos que o evento seja um momento de apreciação artística às pessoas, que elas possam reavivar a nossa memória sobre a cultura popular brasileira e tenham a oportunidade de conhecimento e descobertas”, comenta Natália Pereira, cantora e organizadora do 1º Cultura Popular.

Sobre o evento

A programação, que começa às 14h, é composta por duas oficinas ministradas pela cantora e compositora Ana Paula da Silva e pela dançarina Alexandra Alencar.

A primeira diz respeito às cantigas da cultura popular que não se costuma ouvir no rádio, além de trabalhar ritmos para que os participantes possam cantar e tocar os tambores.

A oficina da Alexandra irá trabalhar os ritmos populares como ijexá, maracatu, ciranda e samba de roda em forma de dança. Ambas serão realizadas na Casa da Cultura Dide Brandão.

Logo após as oficinas, às 19h00, o evento passa o Mercado Público de Itajaí, com abertura feita pelo grupo Maracatu de Baque Virado.

Em seguida, uma partilha das oficinas em que os participantes farão uma peça tocando, cantando e dançando conforme pré-combinado durante as oficinas anteriores. O grupo Terno de Reis, de Itajaí, fará uma participação especial ao longo da noite. Para finalizar as apresentações, o grupo cultural Tarrafa Elétrica fará um show às 20h30 com a participação da cantora Natália Pereira.

Inscrições

Inscrições para as oficinas devem ser efetuadas somente pelo e-mail jardineiraproducoes@gmail.com, com nome completo e o nome da oficina escolhida. Pessoas a partir de 12 anos podem se inscrever. Haverá emissão de certificados aos participantes.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS