sexta, 19 de abril de 2024
Geral
09/11/2017 | 09:40

Balneário Camboriú tem 47 pontos de coleta de óleo de cozinha

Em vez de ser despejado em pias ou no solo, o óleo que resulta de frituras deve ser acondicionado em recipientes plásticos e descartado em ecopontos que a Prefeitura de Balneário Camboriú disponibiliza para esse fim. Atualmente, o Município possui 47 pontos de coleta, localizados nos Centros Educacionais Municipais, Núcleos de Educação Infantil, Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

Desde 2011, quando implantou um projeto de coleta seletiva de óleo de cozinha, Balneário Camboriú recolheu cerca de 23 mil litros do produto. Quando descartado incorretamente, o óleo de cozinha polui rios e mares, contamina o solo e entope encanamentos.

Para orientar a população sobre a destinação adequada do produto, o Programa Terra Limpa, das secretarias do Meio Ambiente e de Educação, realiza palestras, especialmente em escolas, sobre o assunto.

“Descartar o óleo corretamente é uma questão de propósito com a vida. E é algo fácil de fazer. O óleo pode ser armazenado em qualquer recipiente plástico, não precisa ser coado, e levado até um dos ecopontos”, explica a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones.

Nos ecopontos, as garrafas ficam em tonéis. O óleo de cozinha é recolhido, sem custo para o Município, pela empresa Ambiental Santos, que o utiliza na fabricação de produtos de limpeza. Em troca, a empresa fornece os produtos de limpeza aos ecopontos, núcleos infantis e escolas.

“O óleo é usado como matéria-prima para a indústria. Isso é uma prova de que sustentabilidade e postura ambiental podem ser aliadas a crescimento econômico”, diz Viviane.
Saiba mais

Por que destinar corretamente o óleo?
- O óleo polui os rios e mares, prejudicando a oxigenação dos peixes
- Quando despejado em terrenos, contamina o solo e dificulta a absorção de água
- Cada litro de óleo despejado na rede de esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água
- Quando descartado em pias, o óleo entope encanamentos

Como destinar corretamente?
- Deixe o óleo esfriar, coloque-o em um recipiente plástico e entregue-o em um dos 47 ecopontos (localizados nos Centros Educacionais Municipais, Núcleos de Educação Infantil, Secretaria do Meio Ambiente e Emasa)


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS