quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/10/2017 | 17:02

Dia D da Campanha Outubro Rosa é neste sábado

Todas as unidades de saúde de Itajaí estarão abertas, neste sábado (21), para o Dia D de Prevenção da Campanha Outubro Rosa. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é oportunizar que mais mulheres possam fazer os exames para detecção do câncer de mama ou do câncer de colo do útero nessa data. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os agendamentos devem ser feitos até esta sexta-feira (20) em cada unidade de saúde.

Durante o Dia D, as unidades estarão abertas para realização de exames preventivos, exame das mamas e solicitações de mamografia de rastreamento para mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou de mamografia diagnóstica. “Como são procedimentos que exigem uma preparação, as pacientes devem fazer o agendamento do exame previamente nas unidades de saúde para este sábado”, explica a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher no município, Fernanda Figueredo da Cunha.

Também serão ofertadas as vacinas contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e para meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação contra o papilomavírus humano protege as mulheres contra o câncer de colo do útero e de vulva. Nos meninos, a vacina auxilia na proteção contra os cânceres de pênis, ânus, orofaringe e de verrugas genitais – doenças diretamente relacionadas ao HPV.

Além disso, as mulheres que passarem pelas unidades de saúde do município, neste sábado, vão receber uma sessão de maquiagem com consultoras da marca Mary Kay. O objetivo é proporcionar um momento de valorização e cuidado para as pacientes.

Mobilização continua

Durante o restante do mês outubro, os profissionais de saúde continuarão orientando as mulheres sobre os cuidados com o câncer de mama e de colo do útero. Em todas as unidades de saúde foram intensificadas as coletas de exames preventivos (papanicolau) e a realização do exame de mama. Também estão sendo reforçadas as solicitações de mamografia de rastreamento ou diagnóstica, além do incentivo à prática de hábitos saudáveis, boa alimentação e autoconhecimento.

“O objetivo das ações do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a prevenção do câncer, levar orientações à população e buscar aquelas pacientes que não têm feito exames preventivos regularmente”, afirma Fernanda.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS