quinta, 28 de março de 2024
Geral
11/10/2017 | 09:23

11 de Outubro - Dia Mundial da Obesidade

Até 2014, era uma data nacional, mas a partir de 2015, passou a ser uma data mundial. Continuamos a ter o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, em 11 de outubro, mas este dia também passou a ser o Dia Mundial da Obesidade.

Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. No Brasil (2013), quase 60% da população tem excesso de peso - na faixa de sobrepeso e obesidade.

Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 30 milhões pessoas adultas são obesas.

Recentemente (20/09/2017), Dra. Maria Edna de Melo, presidente da ABESO e o Dr. Fábio Trujilho, presidente da SBEM, estiveram em audiência com o Ministro da Saúde Ricardo Barros solicitando a inclusão de uma linha de atendimento ao paciente com obesidade no SUS, que atualmente disponibiliza apenas a cirurgia bariátrica. Na ocasião, o ministro concordou e a equipe técnica do ministério deve iniciar nos próximos dias um grupo de discussão com a participação dos especialistas. Na opinião da Dra. Maria Edna de melo, essa linha de tratamento vai corrigir uma deficiência grave no atendimento ao paciente com obesidade. "Atualmente, o SUS não oferece o tratamento clínico antes da cirurgia, nem polivitamínicos aos pacientes operados", afirma.

"Tratar obesidade reduz diabetes, hipertensão e várias doenças associadas. Isso tem impacto nos gastos com doenças crônicas e, principalmente, na saúde e qualidade de vida do paciente", conclui.

Informações adicionais:

NO BRASIL (2013) - Quase 60% da população tem excesso de peso (na faixa de sobrepeso e obesidade).

NO MUNDO - A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade poderá chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

A ABESO está à disposição da imprensa para possíveis entrevistas.

ABESO: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica

Fundada em 1986, a ABESO é uma sociedade multidisciplinar sem fins lucrativos que reúne cerca de 500 associados espalhados por todo o país, das diversas categorias profissionais envolvidas com o estudo da obesidade, da síndrome metabólica e dos transtornos alimentares: endocrinologistas, nutricionistas, clínicos gerais, cardiologistas, psicólogos, psiquiatras, cirurgiões, pediatras, nutrólogos, professores de educação física, fisioterapeutas, etc.

ATUAL DIRETORIA:

:: Presidente: Dra. Maria Edna de Melo

:: Vice-presidente: Alexander Koglin Benchimol

:: 1º Secretário: Bruno Halpern

:: 2º Secretário: Fábio Moura

:: Tesoureira: Erika Paniago Guedes

DEPARTAMENTOS: Nutrição, Psiquiatria, Obesidade Infantil, Bariátrica, Epidemiologia, Atividade Física e Tratamento com Medicamentos.

Fontes:

Organização Mundial da Saúde (OMS): http://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/

Abeso: youtu.be/53Ej2lUUUZg


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS