sexta, 29 de março de 2024
Geral
11/10/2017 | 09:12

Secretário Nacional da Pesca visita a Marejada 2017

Como o maior polo pesqueiro do país, Itajaí recebeu nesta terça-feira (10) o Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Dayvson Franklin de Souza, durante a Marejada 2017. Além de visitar a festa, ele fez um anúncio importante para o setor: Itajaí receberá um escritório regional da Secretaria por meio de um termo de cooperação.

“Santa Catarina é muito importante no cenário nacional pesqueiro e precisamos começar por aqui as ações de fortalecimento do setor”, destacou o secretário. Ele iniciou as tratativas, juntamente com o prefeito Volnei Morastoni, para trazer a Itajaí uma unidade regional da Secretaria Nacional de Pesca. Hoje, os pescadores e indústrias precisam ir até Florianópolis ou mesmo Brasília para resolver questões como emissões de carteiras, licenças e mapas de bordo. Dayvson ressaltou que a descentralização será uma marca da sua gestão.

“Itajaí é o maior polo pesqueiro do Brasil e está cercado de outros municípios em que a pesca é importante atividade econômica. A vinda dessa unidade dará mais agilidade aos trâmites e permitirá o crescimento do nosso setor”, reforça o prefeito Volnei.

Além de cumprir a agenda na região, o Secretário Dayvison conheceu a Marejada, que é a maior festa do pescado do país. Ele destaca que além de uma atividade econômica, a pesca é um patrimônio imaterial que precisa ser preservado. “A pesca é feita por homens e mulheres que têm suas tradições próprias e uma cultura muito rica. Esses tipos de eventos fortalecem e fazem com que essas memórias não se percam com o tempo”, avalia. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS