sexta, 29 de março de 2024
Geral
06/10/2017 | 13:23

Acadêmico da Univali vence Concurso Estudos Deca

Jeferson Branco, aluno do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é o vencedor do Concurso Estudos Deca, na categoria "Banheiro de estação de trem ou metrô", com o projeto intitulado "Banheiro (a), um banheiro para... pessoas!". O acadêmico também conquistou o prêmio geral da noite, na cerimônia final do concurso, realizada na noite de quinta-feira, 5 de outubro, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo (SP). 

O aluno compõe a equipe do Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro) da Univali e desenvolveu, sob orientação do professor Eduardo Baptista Lopes, responsável pelo Núcleo, a proposta de um banheiro democrático, contemporâneo e "sem gênero". O projeto garante, por exemplo, segurança às crianças e acesso a tutores de pessoas com deficiência ou que simplesmente precisam estar acompanhadas, no banheiro. "Nós destruímos as barreiras que existiam e transformamos dois banheiros em um único espaço, de cuidado mútuo", explica Jeferson Branco.

Uma comissão técnica de profissionais renomados avaliou os projetos concorrentes. Na análise foram considerados critérios como, adequação ao tema, compreensão dos desafios e necessidades de cada tema, considerando: circulação, distribuição, ventilação, iluminação e prancha de apresentação.

O concurso contemplou 12 finalistas, três em cada uma das quatro categorias. Os primeiros colocados receberam um iPad, terão direito à publicação na Revista Casa Claudia, assinatura da mesma e visibilidade no Espaço Deca, com o trabalho exposto por determinado período, no local. O vencedor geral também terá espaço na mostra Casa Cor 2018.

A iniciativa é voltada a estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores de todo o Brasil. Em 2016, a equipe do NCPro também foi vencedora do prêmio, com o projeto "Banheiro como Equipamento Urbano – Praia", do acadêmico Artur Guilherme Bernardoni.

Mais informações: (47) 3261-1219, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS