quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/09/2017 | 17:22

SEBRAE/SC, EM PARCERIA COM IFC E CITMAR, ABRE OFICIALMENTE O VIII ENCONTRO DE TECNOLOGIA

Com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de experiências e trocas de informações na área de tecnologia da informação, teve início, durante a noite desta terça-feira, 19 de setembro, no Campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC), o VIII Encontro de Tecnologia (e-TIC). De caráter acadêmico, o e-TIC trará, até o dia 22 de setembro, palestras, minicursos, competições e workshops. A abertura contou com a presença de acadêmicos, profissionais de TI, integrantes do empresariado regional e diversas lideranças políticas e da sociedade. Entre elas, a do prefeito do município, Élcio Rogério kuhnen. Para ele, a inovação tecnológica é uma matriz econômica de ponta, principalmente na gestão pública. “Nós, como Poder Executivo, temos de prestigiar e apoiar este tipo de evento”, comenta.

 Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC), em parceria com o IFC e o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR), o evento também contará, no dia 22 de setembro, com a realização da 1ª edição do Hackathon Turismo Inteligente, espécie de maratona hacker que visa criar, através do trabalho árduo de várias equipes, soluções digitais que contribuam com o desenvolvimento do turismo na Costa Verde & Mar.

 “São eventos como esse que estimulam o empreendedorismo em nossa região. Uma das características do empreendedorismo é a perseverança, persistência. Os donos de pequenos negócios persistem e beiram a teimosia para deixar o seu negócio aberto. Então, temos que estar aberto às novas tecnologias”, ressalta Celso Pirmann, gestor de projetos do SEBRAE/SC.

 Durante o encontro, que é totalmente gratuito e aberto à comunidade, temas atuais referentes a tecnologia serão abordados. Dentre eles cloud computing, realidade aumentada, e-health, drones e suas aplicações, Startups e Inovação Tecnológica, Privacidade em Ambientes Ubíquos, dentre outros. Além de todo o conhecimento que será repassado durante as imersões, o evento também terá espaço para muita diversão, com torneios de League of Legends (LOL) e Warface, dois dos mais aclamados jogos online da atualidade.

 “Entendemos que realizar este evento tem grande importância, principalmente pelo fato de os acadêmicos se relacionarem com outros setores. Vem de encontro  com a missão do nosso instituto, que é promover o desenvolvimento regional. Também destaco a parceria com o SEBRAE e o CITMAR. Todos devemos somar esforços, já que possuímos os mesmos objetivos”, destaca o diretor geral do IFC Campus Camboriú, Rogério Luís Kerber.

 Além de proporcionar o compartilhamento de experiências e inovações, o e-TIC tem o objetivo de estabelecer um fórum interdisciplinar para discussão de temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação. Presente no primeiro dia de evento, a presidente do Colegiado de Turismo do CITMAR, Susan Corrêa, ressalta que a parceria entre o SEBRAE e o IFC vai proporcionar soluções para algumas demandas que o setor turístico da região possui. “As expectativas têm aumentado ano a ano, e precisamos de ferramentas tecnológicas para absorver esse mercado turístico e aumentar a interação com nossos visitantes. Isso vai fazer toda a diferença num futuro próximo”, finaliza.

 Mais informações sobre o VII e-TIC podem ser acessadas neste link:

www.etic.ifc-camboriu.edu.br


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS