quinta, 18 de abril de 2024
Geral
18/09/2017 | 16:45

Setor pesqueiro apresenta reivindicações aos senadores que visitaram Itajaí

A visita de três senadores da república a Itajaí durante o final de semana não passou despercebida pelo setor pesqueiro. O presidente do Sitrapesca, Henrique Pereira, entregou aos senadores Paulo Bauer, Dalírio Beber (ambos do PSDB) e Cristóvão Buarque (PPS) uma série de reivindicações da categoria. Entre elas: o seguro defeso aos pescadores profissionais, a liberação da pesca da tainha e tempo especial para aposentadoria. “Nada do que pedimos é novidade, pelo contrário, são reivindicações antigas do setor. Porém, não deixaremos de aproveitar cada oportunidade para lutar pelos pescadores”, afirma o presidente do Sitrapesca.
 
O seguro defeso dos industriais é uma luta antiga da categoria. Recentemente operações da Polícia Federal mostraram o pagamento de seguro defeso a supostos pescadores artesanais da região Oeste catarinense, num valor muito acima do normal. De pouco mais de R$ 21 mil pagos em 2013, o valor passou para R$ 2,5 milhões em 2015. A notícia causou ainda mais revolta aos pescadores industriais que até hoje não recebem o benefício. “Difícil engolir que há dinheiro para esse tipo de desvio, enquanto falta para os profissionais de verdade”, desabafa Henrique. 
 
Outra solicitação contida no documento entregue pelo presidente do Sitrapesca aos senadores é o tempo especial para aposentadoria aos pescadores industriais. Por conta da insalubridade da profissão, os pescadores buscam o direito de se aposentar depois de 25 anos de trabalho.
 
No sábado o documento foi entregue aos senadores tucanos, durante o encontro regional para debater as políticas públicas para mulheres, organizado pelo PSDB Mulher de Santa Catarina. E no domingo, o ofício foi entregue ao senador Cristóvão Buarque e deputada Carmen Zanoto no evento promovido pelo PPS catarinense. Ambos os eventos aconteceram na Câmara de Vereadores de Itajaí.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS