quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/09/2017 | 11:00

Município promove ações de conscientização e prevenção da raiva humana

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Raiva (28 de setembro), o Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí está promovendo, neste mês, ações para sensibilizar a comunidade e profissionais de saúde para as medidas de prevenção da raiva humana. Nesta quarta (13) e quinta-feira (14) foram ministradas oficinas de atualização para enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde.

As oficinas foram realizadas pela enfermeira Greyce Mayer e médico veterinário Denilson Vargas da Silva, do Núcleo de Controle de Zoonoses. Os profissionais abordaram a raiva animal e humana, aspectos epidemiológicos da raiva no Brasil e as medidas de prevenção e controle da raiva humana. Cerca de 110 pessoas participaram do treinamento.

A raiva é uma zoonose transmitida do animal (cães, gatos, bois, cavalos, macacos e morcegos) para o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A transmissão ocorre quando a saliva infectada do animal entra em contato com pele ou mucosa humana por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

Além das ações direcionadas aos profissionais de saúde, o Núcleo de Controle de Zoonoses vai conscientizar a população sobre a doença em uma atividade no calçadão da Rua Hercílio Luz, no dia 28 de setembro, das 8h às 17h. No local, haverá um stand montado para apresentar os vários ciclos da doença, bem como as medidas de prevenção e controle da raiva disponíveis atualmente. O evento será aberto ao público e terá participação de escolas municipais, além de apresentação do Grupo Tático e do Canil da Polícia Militar.

O que fazer em caso de agressão por um animal:

A vítima deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo, para avaliação da situação. No caso de o agressor ser animal doméstico (cão e gato), não matar o animal e, sim, deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva.

Cuidados com os animais:

.Manter seu animal em observação quando ele agredir uma pessoa.
.Vacinar anualmente seus animais contra a raiva.
.Não deixar o animal solto na rua e usar coleira/guia no cão ao sair.
.Notificar a existência de animais errantes nas vizinhanças de seu domicílio.
.Informar o comportamento anormal de animais, sejam eles agressores ou não.
.Informar a existência de morcegos de qualquer espécie em horários e locais não habituais (voando baixo, durante o dia, caídos).

Evite:

.Tocar em animais estranhos, feridos e doentes.
.Perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo.
.Separar animais que estejam brigando.
.Entrar em grutas ou furnas e tocar em qualquer tipo de morcego (vivo ou morto).
.Criar animais silvestres ou tirá-los de seu "habitat" natural.
.O contato com saliva de animais doentes, através de mordeduras, arranhões ou lambeduras.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS