sexta, 18 de junho de 2021
Geral
11/09/2017 | 15:04

Luzes da Prefeitura de Balneário Camboriú estão amarelas em alusão ao Setembro Amarelo

Neste sábado (09) a iluminação da Prefeitura de Balneário Camboriú mudou de cor. Em alusão ao “Setembro Amarelo” os quatro refletores ganharam as cores da campanha de combate ao suicídio. O Cristo Luz, ponto turístico da cidade, também ficará amarelo até o dia 30 de setembro, das 18h às 20h e das 22h às 5h.
 
Neste domingo (10) é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A partir das 13h, na Praça Almirante Tamandaré, o CDL e o Sindicato do Comércio Varejista do ABC (Sincomércio), junto aos estudantes do curso de Direito da Univali irão realizar um manifesto com o intuito de chamar a atenção do público para o tema.
 
No Brasil, a campanha foi criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Balneário Camboriú também está na luta contra esse mal e realiza neste mês, diversas ações em alusão ao assunto.
 
O CVV vai realizar conversas para ressaltar a importância de se falar sobre o suicídio. A primeira delas acontecerá na Secretaria da Pessoa Idosa, no dia 22, às 14h30. No dia 28, é a vez do Serviço Social do Comércio (SESC) receber a visita, a partir das 19h30.
 
A meta desta campanha de conscientização é fazer com que a população fale a respeito e esteja preparada para ouvir. Para o psiquiatra do CAPS II e membro da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), Mário João Bisi Junior, as pessoas se limitam a falar em suicídio, tornando o assunto um verdadeiro tabu. “O público leigo acha que se tocar no assunto, induzirá a outra pessoa a se matar, quando na verdade é exatamente o contrário. A pessoa que está em sofrimento quer alguém que possa falar do assunto. Desabafar já alivia muito. A pessoa não quer acabar com a própria vida, ela deseja acabar com a sua dor, seja ela física ou emocional”, explica.
 
O CVV está localizado na Rua 1822, nº 614, - Centro. Telefone de contato é o (47) 2033-2411.
 
Sobre o Setembro Amarelo
 
Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculada ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
 
Em Balneário Camboriú a campanha encabeçada pela Associação Catarinense de Psiquiatria tem a parceria do CVV local e do CDL Mulher. A troca da cor da iluminação foi feita pela Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (COSIP).


JORNAL IMPRESSO
11/06/2021
04/06/2021
28/05/2021
21/05/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS