quinta, 18 de abril de 2024
Geral
31/08/2017 | 15:41

Acadêmicos de Odontologia atuam em unidades de saúde de Itajaí e BC

Cerca de 60 acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) atuam, por semestre, em 15 unidades de saúde dos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú. As atividades ocorrem na disciplina Estágio no Serviço Público, do 8º e 9º período, com ações de promoção de saúde, de gestão, visitas domiciliares e em escolas, e atendimento clínico.

De acordo com o professor Raphael Nunes Bueno, responsável pela disciplina, esta imersão ocorre desde 2003, e proporciona aos futuros profissionais a oportunidade de conhecerem as pessoas da região atendida, as particularidades do bairro, os instrumentos públicos disponíveis e as políticas públicas municipais de saúde. "Isso legitima e fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS), amplia o acesso aos serviços de saúde e a resolutividade das ações", defende o docente.

Os futuros cirurgiões-dentistas vivenciam os temas trabalhados ao longo da graduação, na prática, a partir da mediação realizada por 15 preceptores (um por unidade), que são profissionais da rede que os recebem nas unidades de saúde. O trabalho é supervisionado pelo professor Raphael Bueno e acompanhado por mais três docentes do curso.

Para a acadêmica Vanessa Fillagranna, do 9º período do curso de Odontologia, o estágio ampliou a sua percepção sobre saúde e estratégia da família: "Aqui a gente faz um planejamento, conhece a comunidade e prioriza o que realmente eles precisam. Não tratamos só a boca, fazemos prevenção e vemos o paciente como um todo", afirma.

Já a cirurgiã-dentista Larissa Kuhnen, preceptora na Unidade de Saúde Espinheiros, em Itajaí, acredita que a iniciativa fomenta troca de saberes e agrega muito ao serviço. "Há todo um trabalho de cuidado, acolhimento da população. Aqui os alunos vivem isso e saem da graduação com uma visão mais abrangente do que é a estratégia da família", comenta.

Bairros contemplados

As unidades de Itajaí contempladas com a atuação dos acadêmicos de Odontologia são das seguintes localidades e bairros: Espinheiros, Rio Bonito, Votorantim, Santa Regina, Jardim Esperança, Cordeiros, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Imaruí, Praia Brava, Nossa Senhora das Graças (no Campus Itajaí, bloco F7), São João, São Vicente e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Univali (bloco C5). Já em Balneário Camboriú, a atividade desenvolve-se nas unidades da Vila Real, Nova Esperança e do Ariribá.

Assista o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=4I2p0Tc8P2A

Mais informações: (47) 3341-7564, na coordenação do curso de Odontologia da Univali | (47) 99922-9685, com o professor Raphael Nunes Bueno. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS